23/01/2024 às 15h55min - Atualizada em 23/01/2024 às 15h55min

​Pesquisa da UFG atesta qualidade de cursos nas Escolas do Futuro de Goiás

84% dos entrevistados conquistaram empregos melhores e posições profissionais mais vantajosas. Unidades de ensino técnico do Governo de Goiás bateram recorde de matrículas em 2023

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – Governo de Goiás
Uma pesquisa da Universidade Federal de Goiás (UFG), realizada com ex-alunos das Escolas do Futuro de Goiás, apontou que mais de 80% dos egressos conquistaram empregos melhores e posições profissionais mais vantajosas. Dados mostram ainda que cerca de 98% deles recomendariam os cursos gratuitos de tecnologia e artes das unidades de ensino técnico do Governo de Goiás para amigos ou parentes. 

As Escolas do Futuro têm seis unidades no estado. Cinco de tecnologia em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Mineiros, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás; e a unidade de Artes Basileu França, na capital. As de tecnologia oferecem mais de 60 cursos, incluindo técnicos e de capacitação e qualificação, com menor carga horária, enquanto o Basileu França possui mais de 200 cursos nas mais diversas categorias de arte. Todos gratuitos.


Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), José Frederico Lyra Netto, o resultado da pesquisa enfatiza a importância de cursos de Educação Profissional e Tecnológica gratuitos e de excelência no estado. “Esses números positivos refletem o compromisso do governador Ronaldo Caiado em proporcionar a qualificação profissional de ponta para nossos estudantes, visando prepará-los para um futuro de sucesso”, comemora.

A pesquisa destaca que mais de 80% dos estudantes que frequentaram cursos técnicos e de qualificação nessas instituições conseguiram empregos após a conclusão. “Foi um trampolim para o meu crescimento profissional e para a minha carreira”, diz Simony da Silva Manso, que concluiu os cursos de marketing e e-commerce na Escola do Futuro — atualmente, está cursando Web Mobile. 

Ela relata que o ambiente na Escola do Futuro é inspirador. “Aprendi novas ferramentas digitais e tecnologias de ponta. Essas tecnologias vêm para criar um aprendizado envolvente e personalizado”. Segundo a aluna, “a implementação de simuladores, realidade virtual e inteligência artificial transformaram as aulas em algo muito além da minha imaginação”.


A pesquisa foi conduzida por meio de questionários estruturados realizados por ligação telefônica. Durante essa etapa foram capturados pontos específicos que incluem a credibilidade percebida, a qualidade do ensino oferecido e a relevância dos cursos na trajetória profissional dos egressos. A UFG é a gestora das Escolas do Futuro desde 2021.

Investimentos
Cada uma das Escolas do Futuro de Goiás de tecnologia possui mais de R$ 7 milhões investidos apenas em laboratórios, o que inclui equipamentos de ponta, como braço robótico e impressoras 3D. Em 2023, as unidades receberam 21% a mais de matrículas do que em 2022, além de um crescimento de 120% na quantidade de estudantes matriculados em cursos técnicos. Grupos de robótica das escolas receberam prêmios pelo Brasil, incluindo a classificação para o campeonato mundial de robótica, que ocorre de 5 a 9 de agosto.

Já o Basileu França passa por ampla reforma, além da compra de equipamentos e instrumentos que, juntos, somam mais de R$ 50 milhões. Apenas em 2023, bailarinos e bailarinas conquistaram 15 prêmios internacionais nos principais festivais de dança do mundo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.