23/01/2024 às 19h24min - Atualizada em 23/01/2024 às 19h24min

Tarcísio cita popularidade de Caiado e defende ações policiais mais duras

Governador de SP fala sobre Operação Escudo

Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) citou a popularidade do chefe do Executivo goiano, Ronaldo Caiado (UB), em relação às medidas de segurança pública adotadas em Goiás. A declaração diz respeito à avaliação de Tarcísio sobre respaldo popular para adotar ações policiais mais duras em SP, como a reativação da Operação Escudo que resultou na morte de ao menos 28 pessoas. 
 

“A população quer uma política mais dura. Não aguenta mais bandidagem. Veja o Caiado. A política de tolerância zero de lá fez dele o governador mais bem avaliado do Brasil”, afirmou à coluna da jornalista Roseann Kenedy, no Estadão. De acordo com pesquisa AtlasIntel, divulgada em dezembro, o governador de Goiás é o gestor estadual com a melhor avaliação no Brasil. Tarcísio aparece em décimo.
 
Tarcísio deixou afirmou que a operação Escudo será acionada sempre que houver agressão a policiais. O governo do Estado de São Paulo desencadeou nova Operação Escudo em quatro diferentes regiões paulistas após cinco ataques cometidos contra policiais militares. Na noite de quinta-feira (18/1), a soldado PM Sabrina Freire Romão Franklin, de 30 anos, foi assassinada após tentativa de assalto na Estrada Ecoturística de Parelheiros, na zona sul da capital paulista.
 
O modelo de Operação Escudo ganhou notoriedade em julho e agosto do ano passado, quando, após a morte de um policial da Rota, a ação desencadeada pelas forças policiais deixou 28 mortos na Baixada Santista em um mês. Na ocasião, segundo apurou a Coluna do Estadão, pesquisas internas no governo Tarcísio apontaram que a medida ampliava sua popularidade do governador.

Eleições 2026 

Os dois governadores, Tarcísio e Caiado, têm os nomes cotados para a corrida presidencial de 2026. O tema segurança pública é considerado o calcanhar de Aquiles do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A estratégia de Caiado em pautar a segurança pública também está ligada ao seu desejo de concorrer à presidência da República em 2026. Desde o início do segundo mandato em Goiás, Caiado tem intensificado o discurso de medidas mais duras na segurança pública. Dentre os debates mais recentes está a defesa do governador sobre o fim da saída temporária de detentos. 

“Sei como recebi o Estado e sei como é ter tolerância zero e segurança plena. A população também. Em áreas do entorno, por exemplo, onde havia maior criminalidade, entramos com a política de tolerância zero e fui reeleito com mais de 70% dos votos em algumas dessas cidades”, disse. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.