27/01/2024 às 10h07min - Atualizada em 27/01/2024 às 10h07min

​Prefeitura de Goiânia implanta rotatórias em dois cruzamentos para reordenamento de tráfego no Setor Oeste


“Rotatórias funcionam como um cruzamento com um grande canteiro central, onde os carros podem circular por ele com maior segurança. Além de contribuir para a redução da velocidade e reordenamento nas vias, esses dispositivos têm baixo custo e basicamente dependem de sinalização horizontal e vertical", diz o secretário de Mobilidade, Marcelo Torrubia

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), implanta duas rotatórias, uma na Rua 2 com a Rua 5 e outra na Rua 3 com a Rua 4, no Setor Oeste, Região Central da Capital. O projeto que conta com faixas de retenção está sendo concluído nesta semana com a colocação dos tachões.

O secretário de Mobilidade, Marcelo Torrubia explica que nos locais têm acontecido acidentes por desrespeito à sinalização viária. “As rotatórias, além de contribuírem para a redução da velocidade e reordenamento nas vias, são dispositivos de baixo custo e basicamente dependem de sinalização horizontal e vertical", diz. 

Sobre a travessia de pedestres, Marcelo destaca que os cruzamentos não tinham faixa de pedestre devido à configuração dos locais. “Em cruzamentos onde há rotatórias, não há possibilidade de realizar a implantação devido à dinâmica do trânsito não viabilizar a travessia segura para o pedestre”, explica.

Preferência
De acordo com o Artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro, no caso de rotatória, tem preferência o condutor que estiver circulando por ela, ou seja, os demais condutores devem respeitar a preferência de quem já está na rótula, independentemente do tipo de veículo. “É importante que os condutores fiquem atentos e respeitem a sinalização viária para evitar acidentes”, finaliza.



Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.