30/01/2024 às 17h13min - Atualizada em 31/01/2024 às 00h00min

Após bronze inédito, Zion sonha com Jogos de Inverno de 2026 na Itália

Em visita ao COB, o medalhista na Coreia do Sul conversou com o presidente Wanderley Teixeira, que considerou a conquista dele um primeiro passo para o Brasil evoluir em esportes na neve.

Agência Brasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/esportes/noticia/2024-01/apos-bronze-inedito-zion-sonha-com-jogos-de-inverno-de-2026-na-italia




O catarinense Zion Bethônico, de 18 anos, pode dizer que conseguiu, ainda muito jovem, algo que nenhum brasileiro havia alcançado ainda. No dia 20 de janeiro - quando ele ainda tinha 17, já que fez aniversário no último domingo (28) - ele conquistou o bronze no snowboard cross nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude, em Gangwon (Coreia do Sul), se tornando o primeiro atleta do país a subir ao pódio em uma Olimpíada de Inverno - seja entre jovens ou adultos - na história. De volta ao Brasil, ele visitou as instalações do Centro de Treinamento do COB, no Rio de Janeiro, nesta terça (30) e contou que foi pego de surpresa ao saber do ineditismo do feito.




"Contaram para mim na linha de chegada. Ainda estava decepcionado que não havia conseguido o ouro. Ao final da descida, o pessoal do time Brasil me recebeu com tantos gritos que fiquei impressionado. Pensei comigo: 'realmente fiz algo de se honrar'', disse o catarinense à Agência Brasil.







Já ciente da repercussão de sua conquista, o menino, que retornou ao país no último dia 25, tem passado os últimos dias descansando e contando sua história, alvo de curiosidade para um público pouco acostumado a acompanhar esportes disputados abaixo de zero grau. Zion revelou como se prepara ao longo do ano para competir.




"No Brasil, eu só faço a parte da preparação física. Eu passo mais da metade do ano fora e em competições na América do Sul, América do Norte, Estados Unidos, Canadá. E de outubro até dezembro eu passo na Europa. Eu fico indo de competição em competição e tentando ganhar o máximo de experiência em corrida. Já me acostumei. Estou há muitos anos fazendo isso e é uma rotina que eu gosto. Eu prefiro o frio ao calor, talvez (risos)", dispara.




A preferência fica ainda mais clara quando ele revela que Snowmass Village, cidade no estado norte-americano do Colorado, é o lugar preferido dele no mundo inteiro. Zion pôde estudar e treinar no local por dois anos quando era menor.




No ambiente familiar, ele encontrou a maior inspiração: o irmão Noah, que também participou dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude no snowboard cross, mas na edição de 2020, em Lausanne, na Suíça.




"Estamos juntos desde pequenos e ele sempre esteve um passo à frente. Então estou sempre correndo atrás dele e ele dando o máximo para não deixar eu alcançá-lo. A gente se puxa para frente, com certeza", opina Zion.




Agora atleta adulto, Zion tem desafios pela frente



Durante a visita ao CT do COB, Zion conversou brevemente com o presidente da entidade, Paulo Wanderley Teixeira, que considerou o resultado na Coreia do Sul o primeiro passo para uma evolução do Brasil nos esportes de inverno.




"Ainda é preciso muita paciência e perseverança, principalmente. Mas o caminho está aberto. O comitê vem dando suporte às duas confederações, tanto a de neve quanto a de gelo. E elas têm aproveitado esses projetos específicos de apoio às modalidades de inverno", disse o dirigente.





Carlos Eduardo Barros (vice-presidente da Confederação Brasileira de Desportos na Neve, CBDN), Camila da Cunha Pereira (mãe do Zion), Zion e Paulo Wanderley Teixeira (presidente do COB) - Zion em visita ao COB em 30/01/2024

Carlos Eduardo Barros (vice-presidente da Confederação Brasileira de Desportos na Neve, CBDN), Camila da Cunha Pereira (mãe do Zion), Zion e Paulo Wanderley Teixeira (presidente do COB) - Zion em visita ao COB em 30/01/2024






Na foto estão Carlos Eduardo Barros (vice-presidente da Confederação Brasileira de Desportos na Neve- CBDN), Camila da Cunha Pereira ao lado do filho Zion, e Paulo Wanderley Teixeira (presidente do COB) - Zion em visita ao COB em 30/01/2024 - Rafael Bello/COB/Direitos Reservados



Como ultrapassou o recorte de idade para participar de competições como atleta da juventude, Zion agora terá que encarar a categoria adulta. Ir aos Jogos Olímpicos de Inverno em 2026, nas cidades italianas de Milão e Cortina D'Ampezzo, passou a ser o seu grande objetivo. Curiosamente, enquanto realizava o passeio organizado pelo COB, o jovem encontrou outra atleta brasileira de carreira destacada nos esportes na neve.



Jaqueline Mourão, de 48 anos, fez história como a primeira brasileira a participar de Olimpíadas de verão como de inverno. Em 2022, ela se tornou a atleta do país com mais edições olímpicas no currículo: oito, sendo cinco de inverno (onde compete no esqui cross country) e três de verão (no ciclismo mountain bike). Ela estava participando de um curso no local e falou sobre a alegria pela conquista de Zion, compartilhada com outros atletas brasileiros.




Jaqueline Mourão e Zion (bronze em Gangwon 2024) - visita ao COB, em 30/01/2024

Jaqueline Mourão e Zion (bronze em Gangwon 2024) - visita ao COB, em 30/01/2024






Durante visita ao CT do COB, Jaqueline Mourão não poupou elogios a Zion. ""Foi um resultado incrível para todos os amantes dos esportes da neve no Brasil", afirmou a veterana, que soma oito participações em Olímpiadas- Rafael Bello/COB/Direitos Reservados




"Foi um resultado incrível para todos os amantes dos esportes da neve no Brasil. Falei para ele: você realizou o meu sonho. O sonho de todos os apaixonados de ver o Brasil realmente participando do esporte e conseguindo a sua excelência. Ele tem que continuar a carreira dele, tem ainda várias etapas para desenvolver e que essa medalha não seja um peso na carreira dele. Que seja só um empurrãozinho ali para que ele conquiste os sonhos dele", disse Jaqueline.




Com informação da Agência Brasil



Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/esportes/noticia/2024-01/apos-bronze-inedito-zion-sonha-com-jogos-de-inverno-de-2026-na-italia
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.