01/02/2024 às 17h39min - Atualizada em 01/02/2024 às 17h39min

​Secretaria de Estado da Educação e Detran se unem para ampliar ofertas de cursos de educação para o trânsito

Projeto busca conscientizar condutores e pedestres com boas práticas no trânsito e preparar estudantes para serem condutores mais conscientes

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) firmou parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para a implantação do projeto “No Trânsito, o Sentido é a Vida”. A iniciativa é direcionada às unidades escolares da rede pública estadual e tem como proposta conscientizar condutores e pedestres por meio do incentivo à adoção de boas práticas no trânsito. 

As ações serão desenvolvidas entre o primeiro semestre de 2023 e prosseguem até o final de 2026. Uma delas trata da implantação de um componente curricular específico de Educação Para o Trânsito, direcionado aos alunos dos ensinos fundamental e médio. Outra ação em andamento é a formação de professores/instrutores que atuarão como multiplicadores nas instituições de ensino da rede em 2024. 


As inscrições para o curso de Instrutor e Examinador de Trânsito serão abertas na próxima segunda-feira (05/02). Serão ofertadas 105 vagas distribuídas entre três turmas e podem se inscrever professores efetivos ou com contrato, além de servidores administrativos efetivos ou readaptados. A formação de 208 horas será feita na modalidade à distância.  

Além de crianças e jovens, o projeto também busca envolver os pais e familiares dos estudantes, conforme destacou a secretária estadual de educação, Fátima Gavioli. “Eles vão aprender sobre leis de trânsito e vão exigir dos pais ou responsáveis maior responsabilidade ao volante. Os estudantes fiscalizam e educam”.

Agenda conjunta
O projeto também prevê a criação de uma agenda conjunta para promoção de ações educativas e ainda a implantação de curso teórico-técnico para obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para os alunos do Ensino Médio. 

Em reunião com a secretária de Educação, Fátima Gavioli, nesta quinta-feira (1º/02), o presidente do Detran Goiás, Delegado Waldir Soares, explicou que a parceria busca levar a educação para o trânsito ao cotidiano das escolas da rede estadual. “Esse aprendizado irá refletir em toda a família e tudo isso contribuirá para a redução dos índices de acidentes e mortos no trânsito”, explica o Delegado Waldir. 





Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.