10/02/2024 às 14h05min - Atualizada em 10/02/2024 às 14h05min

​Acúmulo de lixo pode agravar cenário epidemiológico da dengue no Carnaval

Descarte de resíduos em espaços públicos aumenta criadouros do mosquito. Estado já registra mais de 29 mil casos da doença e quatro óbitos confirmados

Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás
Com 56 municípios em estado de emergência pela dengue, o Governo de Goiás alerta a população para o cenário epidemiológico preocupante no estado e que pode se agravar durante o Carnaval por causa do acúmulo de lixo.  A atenção redobrada vale principalmente para as cidades turísticas que devem receber milhares de pessoas durante o feriado. Pesquisa realizada em cinco capitais brasileiras, em 2020, revelou que os dias de folia resultaram em 3,5 mil toneladas de resíduos nas ruas. 

“Sabemos que o lixo é um dos principais criadores do Aedes aegypt. O acúmulo de água em locais indevidos é o maior problema no combate à dengue. Nos terrenos, a terra absorve a água da chuva, mas o lixo pode se tornar um reservatório”, pondera o secretário Rasível dos Reis, que pede que a população redobre os cuidados com a limpeza durante o feriado. 


No caso dos eventos, os organizadores precisam garantir estrutura adequada para a coleta e destinação correta dos resíduos produzidos. “Não importa se sejam públicos ou privados, o lixo precisa ser recolhido e levado para um local apropriado.Todos os municípios precisam ficar atentos a esse cenário”, enfatiza o secretário. 

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), quatro mortes foram confirmadas e outras 44 estão sob investigação. Os casos notificados totalizam 29.630, um aumento de 705 em relação ao mesmo período do ano passado.

Superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Flúvia Amorim também orienta a população a repensar o consumo e comprar só o que faz sentido para a diversão. “Reduzir o consumo de utensílios de uso único, como copos plásticos, e reciclar, descartando os resíduos de forma correta, é uma boa saída”. Segundo ela, se os cidadãos não cumprirem seu papel, eliminando os criadouros e denunciando situações que coloquem a população em risco, a situação pode se agravar. “Impedir o nascimento do Aedes aegypti é a principal forma de combatermos a doença. A vigilância constante é a principal arma para enfrentar a dengue", garante.

Situação de emergência
Na sexta-feira passada (02/02), o governador Ronaldo Caiado decretou situação de emergência em saúde pública, depois que o estado atingiu, por quatro semanas epidemiológicas consecutivas, a taxa de incidência de casos suspeitos de dengue acima do limite definido no Plano de Contingência Estadual para Arboviroses. O decreto autoriza medidas necessárias para evitar internações, casos graves e mortes.

Foto: Tânia Rêgo/Arquivo Agência Brasil

Legenda: Descarte irregular de lixo aumenta os criadouros do mosquito da dengue



Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.