18/02/2024 às 10h42min - Atualizada em 19/02/2024 às 06h01min

Lula quer aliança de América Latina e África em transição energética

Presidente encerra neste domingo viagem ao continente africano após participação em cúpula da União Africana e reuniões bilaterais com diversas lideranças da região.

Brasil e Mundo
https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2024-02/lula-quer-alianca-de-america-latina-e-africa-em-transicao-energetica




O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez neste domingo (18) um balanço da visita ao continente africano e descreveu a viagem como uma das mais importantes já realizadas por ele. “Para mim, essa é uma das viagens mais importantes que eu fiz e certamente de todas que eu farei. Essa continua sendo uma reunião extremamente importante porque eu pude falar para quase a totalidade dos países africanos de uma única vez”, ressaltou.



"O continente africano faz parte da nossa história, faz parte da nossa cultura, faz parte do nosso jeito de ser, de falar, do nosso jeito de cantar, faz parte da nossa cor, mas também porque o continente africano é um espaço extraordinário de futuro."



Notícias relacionadas:

Lula defendeu uma forte aliança entre os países da América Latina e da África em torno da agenda de transição energética. A agricultura saudável também está entre os eixos prioritários para alianças entre as duas regiões.



"Quando nós falamos de transição energética, quando nós falamos de agricultura e baixo carbono, a gente olha o mapa do mundo e a gente vê dois espaços extraordinários. Um é no continente latino-americano e outro é no continente africano, com a quantidade exuberante e milhões de hectares de terras a serem exploradas para a gente produzir", destacou o presidente.



Em entrevista coletiva à imprensa, Lula também voltou a reconhecer a "dívida histórica" com os países africanos e se comprometeu a investir em parcerias para impulsionar o desenvolvimento do continente.



"A gente quer devolver para eles em forma de benefício, de possibilidade de desenvolvimento, aquilo que eles nos deram como força de trabalho. É um compromisso de fé."




Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2024-02/lula-quer-alianca-de-america-latina-e-africa-em-transicao-energetica
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.