19/02/2024 às 13h31min - Atualizada em 19/02/2024 às 13h31min

​Central de Libras promove inclusão e disponibiliza intérpretes para pessoas com deficiência auditiva

Na atual gestão da Prefeitura de Goiânia, foram realizados 1.880 atendimentos. Projeto garante que cidadãos com surdez ou deficiência auditiva possam ter o acompanhamento de intérpretes em consultas médicas, entrevistas de emprego e em audiências na Justiça

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) - Prefeitura de Goiânia


A Central de Interpretação de Libras (CIL) da Prefeitura de Goiânia promove inclusão e disponibiliza atendimento e intérpretes para pessoas com surdez e deficiência auditiva que vivem no município. Na atual administração, 1.880 atendimentos foram realizados pela unidade, que é coordenada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA).


A CIL garante que pessoas com deficiência possam ter o acompanhamento de intérpretes de libras em consultas médicas, entrevistas de emprego e em audiências na Justiça. O agendamento do serviço é realizado pelo WhatsApp (62) 99231-4704. Os interessados podem acessar o serviço também na sede da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, localizada na Rua 4, número 1052, no Setor Central.

"A inclusão é um tema levado a sério pelo município. A Central de Interpretação de Libras, por exemplo, é uma importante ferramenta de inclusão que encurta caminhos e garante o direito à comunicação de pessoas com deficiência auditiva que antes tinham dificuldades de compreender as recomendações médicas durante uma consulta, ou de abrir uma conta em banco”, explica o prefeito Rogério.

Secretária de Direitos Humanos da Prefeitura de Goiânia, Cida Garcêz destaca que o atendimento da Central de Interpretação de Libras é realizado presencialmente e on-line. "Nossos intérpretes realizam videochamadas e acompanham as pessoas que solicitam o serviço em consultórios médicos, escritórios de advocacia, delegacias e agências bancárias. Inclusive, já registramos o caso de um intérprete que acompanhou todo o processo cirúrgico de uma pessoa assistida pelo município", lembra.




Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.