19/02/2024 às 13h32min - Atualizada em 19/02/2024 às 13h32min

​Prefeitura de Goiânia estreia campanha de conscientização sobre o descarte correto de lixo durante partida do Goianão

Ações de educação ambiental focaram torcedores em busca de estádios e ruas mais limpas

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) - Prefeitura de Goiânia
Fotos: Comurg
O verde do Goiás Esporte Clube, o amarelo do Iporá Esporte Clube e o laranja da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg); estas foram as cores dominantes no Estádio Hailé Pinheiro neste domingo (18/2), durante a partida Goiás x Iporá, pelo Campeonato Goiano de Futebol. Na ocasião, Prefeitura de Goiânia e Comurg lançaram a campanha Jogo Limpo, para conscientizar os torcedores goianienses sobre a importância do descarte correto do lixo.

Os ônibus dos times de futebol dividiram as atenções com os caminhões das coletas orgânica e seletiva do município, que ficaram posicionados nos portões de entrada do estádio. Já no campo, antes do apito inicial do juiz, os garis da Comurg deram show de bola com faixas de alerta aos torcedores. "Assim como a bola busca o gol, os copos e demais embalagens devem balançar os sacos das lixeiras. Jogar lixo no chão é falta grave, cartão vermelho!", brincou o presidente da Comurg, Alisson Borges.


Além das lixeiras fixas, o estádio recebeu o reforço de tambores de 200 litros de capacidade para acomodar os resíduos gerados durante a partida. Sacos de lixo também foram distribuídos aos torcedores pela ONG Lixo Zero, parceira do projeto Jogo Limpo. Ambas as torcidas colaboraram, e o resultado foram arquibancadas e acessos com pouca ou quase nenhuma sujeira. "Um espetáculo de cidadania", resumiu o prefeito Rogério Cruz. "Conseguimos unir torcidas em prol de um objetivo comum: o bem de Goiânia", destacou.

Guilherme Pinheiro, torcedor do Goiás, elogiou a iniciativa. "É uma iniciativa muito necessária. No fim dos jogos sempre tem muito copo descartável e lixo no chão. Tem que parar com essa cultura de achar que tem quem limpa, e contribuir”, disse.

No gramado, o time esmeraldino levou a melhor. O placar ficou 1x0 para o Goiás. Mas, no fim das contas, a vitória foi muito mais ampla, extravasando os limites do esporte. "A cidade como um todo sai ganhando hoje. Mostramos para os torcedores que é possível descartar corretamente o lixo gerado no estádio sem complicação, e que o mesmo pode ser feito no dia a dia em casa, no trabalho, nos espaços públicos e nas ruas. Somos todos Comurg Esporte Clube", comemorou o presidente da Companhia, Alisson Borges.

A campanha de educação ambiental nos estádios continua na 10ª e 11ª rodadas do Goianão. As próximas partidas com Jogo Limpo serão entre Vila Nova X Goiânia, no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga; Atlético X Goianésia, no Estádio Antônio Accioly; e Goiânia X Aparecidense, no Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira.




Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.