22/02/2024 às 10h00min - Atualizada em 23/02/2024 às 06h02min

G20: Turquia pede cessar-fogo em Gaza e solução de dois Estados

Turquia tem criticado duramente Israel por seus ataques a Gaza e apoiou medidas para que o país fosse julgado por genocídio na Corte Internacional de Justiça.

Brasil e Mundo
https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2024-02/g20-turquia-pede-cessar-fogo-em-gaza-e-solucao-de-dois-estados




O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Hakan Fidan, conclamou a comunidade internacional a assumir um papel mais ativo em prol de um cessar-fogo urgente em Gaza e de uma solução de dois Estados para o conflito durante as conversações na reunião do G20 no Brasil, informou uma fonte diplomática turca.



A Turquia, que tem criticado duramente Israel por seus ataques a Gaza e apoiou medidas para que o país fosse julgado por genocídio na Corte Internacional de Justiça, pede repetidamente um cessar-fogo.



Notícias relacionadas:

Ao contrário de seus aliados ocidentais e de algumas nações do Golfo, a Turquia, membro da Otan, não considera o Hamas como uma organização terrorista. O grupo militante palestino governa Gaza e, em 7 de outubro, realizou um ataque dentro de Israel que motivou a campanha israelense.



Fidan disse em uma reunião de ministros das Relações Exteriores do G20 no Rio de Janeiro, que a "selvageria" em Gaza deve ser interrompida e discutiu medidas para alcançar um cessar-fogo urgente e obter mais ajuda para o enclave durante as conversas com pares dos Estados Unidos, Alemanha e Egito.



Durante as conversas entre Fidan e o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, foram discutidas "medidas que podem ser tomadas para alcançar um cessar-fogo total o mais rápido possível", afirmou a fonte, acrescentando que Fidan também discutiu "medidas concretas" para interromper os combates com a ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock.



"O fato de que uma decisão sobre um cessar-fogo não saiu do Conselho de Segurança da ONU mais uma vez mostrou que a reforma é uma necessidade", disse Fidan em uma sessão na reunião do G20, de acordo com um de seus assessores, referindo-se a um terceiro veto dos EUA a um pedido de cessar-fogo no órgão de 15 membros.



Ancara afirma que o Conselho de Segurança da ONU deve ser reformado para ser mais inclusivo e representativo do mundo.



"A postura demonstrada pelo presidente brasileiro Lula é admirável", disse Fidan, segundo o assessor, em referência aos comentários de Lula nos quais ele comparou a guerra em Gaza ao genocídio nazista durante a Segunda Guerra Mundial, o que irritou Israel.



É proibida a reprodução deste conteúdo




Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2024-02/g20-turquia-pede-cessar-fogo-em-gaza-e-solucao-de-dois-estados
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.