24/02/2024 às 14h29min - Atualizada em 24/02/2024 às 14h29min

​IBGE aponta Goiânia como cidade com maior acesso à coleta de lixo do Centro-Oeste

Serviço alcança 99,8% dos moradores em mais 547 mil domicílios

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) - Prefeitura de Goiania
Fotos: Saulo Hermínio/Comurg
Os serviços de coleta de lixo orgânico executados pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização (Comurg), alcançam 99,8% dos moradores da cidade, segundo dados do Censo Demográfico 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgados nesta sexta-feira (23/2). 

Dentre as cidades do Centro-Oeste, o serviço é o que mais atende a população. A classificação superou Brasília, com 98,8%, e outras cidades como Campo Grande, com 99,2%, e Cuiabá, com 97,7%. 


O presidente da Companhia, Alisson Borges, destacou que segue trabalhando para melhorar ainda mais esse serviço em Goiânia e para corrigir as falhas pontuais. “Por meio de uma coleta orgânica eficaz e a participação da população fazendo o armazenamento adequado, alcançamos uma cidade mais limpa e ampliamos o índice de reciclagem, tornando nossa cidade cada vez mais sustentável”, falou. 

São mais de 547.858 domicílios e mais de um milhão e 400 mil moradores beneficiados com os caminhões da Comurg passando na porta de casa. Em toda cidade, são 98 rotas de coleta, divididas em circuitos. O volume médio de recolhimento é de 36 mil toneladas de lixo urbano residencial por mês.  

Vale ressaltar que em determinados bairros, nos quais a geração de lixo doméstico é maior por causa do adensamento, a coleta é diária. Nos bairros onde a geração de resíduos é menor, os caminhões passam em dias alternados.   

O morador pode consultar os dias e horários em que a coleta orgânica passa em seu bairro no site da Prefeitura de Goiânia (goiania.go.gov.br/comurg) ou no Instagram da Comurg (@comurggoiania). Os canais disponíveis para tirar dúvidas sobre o serviço são o WhatsApp (62) 9 9855-8555 ou o teleatendimento 24 horas, pelo telefone (62) 3524-8555.  




Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.