27/02/2024 às 20h24min - Atualizada em 28/02/2024 às 00h00min

TRE-RJ coleta dados biométricos na Central do Brasil

Tribunal montou seis guichês no local para atendimento a eleitores até a próxima quinta-feira (29). Atualmente, 66% dos votantes do estado têm a biometria cadastrada.

Agência Brasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2024-02/tre-rj-coleta-dados-biometricos-na-central-do-brasil




O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) montou seis guichês na Central do Brasil para a coleta de dados biométricos dos eleitores de hoje (27) até a próxima quinta-feira (29). Os guichês, instalados especialmente para a ação, funcionam das 11h às 17h.



Atualmente, cerca de 66% dos votantes do estado têm a biometria cadastrada. Ainda faltam 4 milhões de eleitores para atingir a meta de 100% do eleitorado com cadastro biométrico. A meta do TRE é alcançar a totalidade até maio.



Notícias relacionadas:

A diretora-geral do TRE-RJ, Eline Íris, informou que o eleitor pode procurar qualquer zona eleitoral entre as 11h e as 17h para cadastrar a biometria. “Um eleitor que mora e vota em São Gonçalo, mas trabalha no centro do Rio, pode passar pela Central do Brasil para verificar se já teve a biometria coletada ou coletar a biometria ali na hora.”




Rio de Janeiro (RJ), 27/02/2024 –  Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) coleta dados biométricos de eleitores na Central do Brasil, no centro da capital fluminense. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Rio de Janeiro (RJ), 27/02/2024 – Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) coleta dados biométricos de eleitores na Central do Brasil, no centro da capital fluminense. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil






Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro coleta dados biométricos de eleitores na Central do Brasil, no centro da capital fluminense - Tomaz Silva/Agência Brasil



Para ter os dados biométricos coletados, os interessados devem apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência. Durante o atendimento, serão coletadas a assinatura eletrônica, foto e impressões digitais do eleitor. No site do TRE-RJ, a pessoa pode consultar sua situação, ou seja, se precisa coletar a biometria.



Segurança



O sistema biométrico proporciona maior segurança ao processo eleitoral. Na hora da votação, o cidadão será identificado pela urna eletrônica por meio do reconhecimento da impressão digital. As digitais coletadas garantem que cada pessoa seja única no Cadastro Eleitoral, afastando a possibilidade de um eleitor se passar por outro na hora de votar.



Além das ações da Justiça Eleitoral Itinerante, o cadastramento biométrico pode ser feito em qualquer zona eleitoral, sem agendamento, ou a pessoa pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Eleitor, pelo telefone (21) 3436-9000, nos dias úteis, das 11h às 17h, até o dia 8 de maio – data do fechamento do Cadastro Eleitoral.



Com informação da Agência Brasil



Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2024-02/tre-rj-coleta-dados-biometricos-na-central-do-brasil
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.