04/03/2024 às 16h28min - Atualizada em 05/03/2024 às 00h00min

Concurso Nacional Unificado tem quase 10 mil indígenas inscritos

Ao todo, 6.641 candidatos concorrem a vagas de nível médio e 2.698 a cargos de nível superior. É a primeira vez que um concurso público traz reserva de vagas para candidatos indígenas.

Agência Brasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2024-03/concurso-nacional-unificado-tem-quase-10-mil-indigenas-inscritos



Banner Concurso Unificado. Foto: Arte/EBC

Banner Concurso Unificado. Foto: Arte/EBC









 



Dados do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos - divulgados nesta segunda-feira (4), em Brasília - indicam que 9.339 indígenas vão disputar uma vaga no quadro da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) por meio do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Ao todo, 6.641 candidatos concorrem a vagas de nível médio e 2.698 a cargos de nível superior. As provas serão aplicadas no dia 5 de maio, em 220 cidades.



Em nota, o ministério destacou que esta é a primeira vez que um concurso público traz reserva de vagas para candidatos indígenas e que a iniciativa configura “um marco na busca por uma política indigenista mais inclusiva e representativa”. Do total de vagas do CPNU, 502 são para a Funai e 30% delas estão destinadas a indígenas.



  https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2024-01/inscricoes-para-concurso-unificado-comecam-nesta-sexta-feira



Respaldo legal



De acordo com o ministério, a decisão de destinar 30% das vagas da Funai para candidatos auto identificados como indígenas é respaldada pela Lei nº 14.724, regulamentada pelo Decreto nº 11.839/2023.



“Para garantir a efetividade do processo de identificação, está previsto um procedimento de análise da documentação comprobatória do pertencimento étnico dos candidatos indígenas, como será feito também no caso das pessoas com deficiência. Os documentos foram enviados no momento da inscrição, conforme previsto nos editais, garantindo transparência e rigor na seleção”, concluiu a pasta.





 




Novas datas do concurso unificado

Novas datas do concurso unificado







Com informação da Agência Brasil



Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2024-03/concurso-nacional-unificado-tem-quase-10-mil-indigenas-inscritos
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.