09/03/2024 às 14h09min - Atualizada em 09/03/2024 às 14h09min

9 curiosidades surpreendentes sobre o estado de Goiás

Conheça fatos fascinantes sobre Goiás, desde sua história até curiosidades culturais e naturais

Goiás, um estado rico em história, cultura e belezas naturais, guarda segredos e curiosidades que nem todos conhecem. A seguir, apresentamos 9 fatos surpreendentes sobre esse estado encantador, que certamente irão despertar sua curiosidade:

  1. Cidade de Goiás, Patrimônio Mundial: A cidade de Goiás, antiga capital do estado, é reconhecida como Patrimônio Mundial pela UNESCO. Suas ruas de pedra preservadas e arquitetura colonial encantadora transportam os visitantes de volta ao período do Ciclo do Ouro no Brasil.
     
  2. O maior complexo de cavernas da América Latina: O Parque Estadual da Terra Ronca, em São Domingos, abriga o maior complexo de cavernas da América Latina. Com mais de 200 cavernas exploradas, o local é um paraíso para espeleólogos e amantes da natureza.
     
  3. Celeiro de artistas goianos: Goiás é conhecido por ser o berço de muitos artistas renomados. Nomes como Zezé Di Camargo & Luciano, Leonardo e Cora Coralina são alguns exemplos de talentos que nasceram no estado.
     
  4. Terra do Pequi: O pequi é o fruto símbolo de Goiás e tem presença marcante na culinária local. Sua polpa amarela e sabor marcante são utilizadas em diversos pratos típicos, como o arroz com pequi e o famoso empadão goiano.
     
  5. Única Basílica do Divino Pai Eterno do mundo: A cidade de Trindade abriga o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, sendo a única basílica no mundo dedicada ao Divino Pai Eterno.
     
  6. Cidade de Pedra: No município de Pirenópolis, é possível encontrar uma formação rochosa conhecida como Cidade de Pedra. O local oferece paisagens incríveis, com formações rochosas que se assemelham a ruas e construções, proporcionando um cenário único.
     
  7. Ouro no fundo do rio: O Rio Araguaia, que banha Goiás, é famoso por suas belezas naturais e também por ter sido palco de exploração de ouro. Ainda hoje, muitos aventureiros tentam encontrar pequenas pepitas do metal precioso nas suas águas.
     
  8. Cenário de novela: Goiás já serviu de inspiração para diversas novelas e produções cinematográficas. Cidades como Pirenópolis, Goiânia e a cidade de Goiás já foram cenários de tramas que encantaram o público brasileiro.
     
  9. Capital Mais Arborizada do Brasil: Goiânia, capital de Goiás, é a cidade mais arborizada do Brasil. Além disso, também é considerada a capital com mais praças do país.

Essas são apenas algumas curiosidades que tornam Goiás um estado ainda mais fascinante. Sua história rica, cultura diversa e paisagens deslumbrantes são motivos para explorar e conhecer cada vez mais esse belo pedaço do Brasil.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.