11/03/2024 às 10h52min - Atualizada em 11/03/2024 às 10h52min

ONU reconhece Goiânia como “Cidade Árvore do Mundo”

Implantação da lei do Plano Diretor de Arborização Urbana do Município de Goiânia, em janeiro, foi fundamental para a conquista

Título foi atribuído graças ao trabalho da Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), que implantou nos últimos anos programas de manejo arbóreo como o Disque-Árvore, Rearboriza e ArborizaGYN.  Implantação da lei do Plano Diretor de Arborização Urbana do Município de Goiânia, em janeiro, foi fundamental para a conquista
 

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO-ONU) e a Fundação Arbor Day reconhecem Goiânia como “Tree Cities Of the World”, ou “Cidade Árvore do Mundo”. Vale ressaltar que Goiânia já é a Capital mais verde da América do Sul, do Brasil e a segunda do mundo, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o título, agora Goiânia faz parte do seleto grupo que tem metrópoles como Paris, Turin, Milão, Madri, Nova Iorque e Toronto.
 
Para o prefeito Rogério, as políticas públicas ambientais implantadas nos últimos anos definiram a conquista do título. “Estamos reorganizando a arborização de Goiânia com planejamento. A substituição de árvores antigas e já no seu final de ciclo de vida, além do incentivo ao plantio, se tornaram hábitos essenciais em nossa gestão”, afirma.  
 
Ao todo a cidade possui mais de 205 áreas verdes, sendo boa parte com nascentes. Dados do IBGE de 2010 apontam que Goiânia possui 94 metros quadrados de área verde por habitante, sendo que o recomendado pelas Nações Unidas é de apenas 12 metros por habitante. 
 
De acordo com o presidente da Amma, Luan Alves, o reconhecimento reflete o trabalho de técnicos do meio ambiente e da participação popular. “É um reconhecimento muito importante e a nível mundial. Um motivo de orgulho pelo trabalho técnico em pensar e implantar um novo modelo de arborização em Goiânia. A população contribui plantando na sua calçada, com ajuda da Amma e o Dique-Árvore, mudas apropriadas, e os biólogos e agrônomos se empenham para tornar Goiânia ainda mais sustentável e arborizada”, destaca o presidente. 
 
Os mais de 60 parques municipais com algum tipo de estrutura de lazer e contemplação, a arborização urbana e os corredores verdes entre um parque e outro contribuem para a sobrevivência da fauna. “Nossas árvores produzem frutos que servem de alimento para os animais silvestres que vivem em Goiânia. Uma rica diversidade de espécies arbóreas e frutos para os pássaros, micos e todo tipo de animal que vive em nossa Capital”, explica a engenheira agrónoma da Amma Fabíola Adaianne, responsável pela defesa de Goiânia no “Tree Cities Of the World”.
 
Defesa
Na defesa de Goiânia como “Tree Cities Of the World”, os números de plantio foram fundamentais. Foram plantadas nos últimos três anos mais de 380 mil mudas de árvores, o que representa aumento de 40% do estimado pelo Plano Diretor de Arborização Urbana. 
 
No ano passado, o Disque-Árvore atingiu 8.623 mil mudas de árvores plantadas em calçadas de moradores, nos três anos do programa, demonstrando a adesão popular. A solicitação de plantio é realizada pelo WhatsApp (62) 9 9639-7495 pelo responsável do imóvel.
 
“São consideradas largura da calçada, fiação elétrica, entrada da garagem, e até as instalações hidráulicas e elétricas. Tudo para garantir que essa árvore não precise ser retirada no futuro”, conta Ormando Pires, idealizador do programa e superintendente de gestão Ambiental e Licenciamento da Amma.
 
O Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU), implementado pela Lei Complementar Nº 374, de 24 de janeiro de 2024, foi fundamental para o título. A nova legislação atualiza as regras para intervenções em unidades arbóreas e a arborização no Município.
 
“Ficou mais fácil implementar as políticas referentes à arborização urbana. O principal intuito da legislação foi manter a arborização em equilíbrio com mobiliários urbanos e a população, visando o aumento de plantio e manutenção de espécies e espécimes adequadas para a cidade”, explica o biólogo da Gerência de Arborização Urbana da Amma Leandro Georges.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.