29/03/2024 às 08h59min - Atualizada em 29/03/2024 às 08h59min

Caiado entrega primeiro órgão de tubos de Goiás após restauração

Instrumento musical da Igreja do Rosário passou por processo de recuperação. Investimento estadual foi de RS 184,1 mil

Dando sequência às ações de valorização do patrimônio cultural e religioso do estado, o governador Ronaldo Caiado entregou à população da cidade de Goiás o orgão de tubos da Igreja Nossa Senhora do Rosário, na noite desta quinta-feira (28/03), durante a missa de lava-pés. O instrumento, o primeiro do tipo no estado de Goiás, foi devolvido após ser totalmente restaurado.

Ao entregar o equipamento, Caiado disse que isso não só demonstra a importância do órgão, mas ressalta a cultura de um povo e suas tradições. “À frente do governo, me preocupo em dar condições para tornar mais vivo tudo que já assistimos e que por muito tempo estava interrompido ou estava em situação de comprometimento. O governo tem a responsabilidade de resgatar tudo isso”, garantiu ao inaugurar o instrumento. 


A revitalização do órgão foi realizada em São Paulo, durante cinco meses, por uma empresa especializada em restauro de instrumentos religiosos. Foram investidos R$ 184,1 mil na recuperação da peça, com recursos do Governo do Estado, por meio do Programa de Incentivo à Cultura – Goyazes, gerenciado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e com patrocínio do grupo Equatorial de energia. “Não estamos devolvendo somente um instrumento musical, mas parte da tradição, da cultura e da história de todos os vilaboenses”, destacou a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes. 

Uma das primeiras pessoas a interceder e orientar sobre as ferramentas do governo para realizar o restauro da órgão, a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado comemorou a inauguração. “Temos nessa cidade o berço de nossas tradições e cultura. E essa entrega demonstra mais uma vez o carinho que temos com nossa primeira capital, mas sem nunca esquecer daqueles que mais precisam das nossas ações sociais”, pontuou. 

Após ficar mais de 15 anos parado por apresentar problemas, o orgão de tubos foi reintroduzido à rotina da igreja e já utilizado durante a missa da santa ceia do Senhor e lava-pés, seguida da adoração ao Santíssimo Sacramento. Além de representar a preservação da memória local, a expectativa é de que o instrumento seja utilizado em concertos, atraindo visitantes, alavancando ainda mais o turismo na cidade.

Conforme o reitor da Igreja Nossa Senhora do Rosário, Frei Cristiano Bhering, o órgão de tubos é essencial nas Igrejas catedrais. “Além de restaurado, também foi modernizado. O sistema de transmissão do ar passou de analógico para eletrônico. Com isso, temos uma melhor resposta do organista e maior potência do som. Isso propicia a melhoria no que ele pode ofertar em termos de música religiosa ou profana”, explicou o religioso. 

O órgão de tubos da Igreja do Rosário foi encomendado em 1947 por Dom Frei Cândido Penso, na época bispo da Prelazia de Santana da Ilha do Bananal, na Itália. Trata-se da primeira peça do gênero em utilização em Goiás e uma das pioneiras do país. O instrumento, que agora conta com sistema elétrico, passou por trabalho de revitalização e reconstrução do fole, consertos e novo revestimento dos tubos, canaletas e teclado, além de descupinização das peças.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.