04/04/2024 às 16h28min - Atualizada em 04/04/2024 às 16h28min
Mais de 840 mil visitas domiciliares foram realizadas por Agentes de Combate a Endemias desde o início do ano em Goiânia
Prefeitura intensifica ações de combate aos focos de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika
Com a continuidade do período chuvoso, as equipes de Agentes de Combate a Endemias (ACEs) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Goiânia estão percorrendo diariamente as ruas e residências dos sete Distritos Sanitários em Saúde da Capital de forma intensificada. O objetivo é identificar focos do mosquito, informar os moradores sobre os cuidados com as doenças e eliminá-los quando encontrados.
Desde o início do ano, já foram realizadas 843.633 visitas domiciliares por esses profissionais, que seguem um ciclo de visitação a cada dois meses, com uma efetividade entre 70% e 75%. Na Capital, são realizadas em média 25 visitas domiciliares por cada ACE, levando em consideração que, conforme a planilha estabelecida por cada agente, 10% dos imóveis são encontrados fechados.
O titular da SMS, Wilson Pollara, destaca a importância das visitas realizadas pelos ACEs e a boa aceitação por parte dos moradores. "O morador de Goiânia tem uma boa aceitação quanto ao trabalho dos agentes, que estão preparados para contribuir e orientar de forma correta para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti", avalia o secretário, ao pedir a conscientização da população. "A dengue é uma doença perigosa, com muitos sintomas, e se não tratada corretamente pode até levar à morte. O combate ao mosquito começa dentro de casa, com os cuidados e apoio de cada um de nós", afirma Pollara.
O diretor de Vigilância em Zoonoses, Murilo Mariano Reis, reforça o pedido de conscientização à população, especialmente no cuidado com os quintais. Segundo dados do Ministério da Saúde, 75% dos focos do mosquito estão nos quintais das residências. "Nosso pedido é que a população cuide do seu quintal, principalmente para não deixar água parada que possa acumular em pratinhos de plantas, vasos, ralos, pneus, calhas ou tampas de garrafas", ressalta o diretor, ao destacar que apenas dez minutos por semana são suficientes para vistoriar o quintal e retirar recipientes que podem acumular água.
Mutirões Além das ações realizadas pelos ACEs em seus Distritos Sanitários, a Prefeitura reforça o combate aos focos do Aedes durante os Mutirões de Goiânia. Em duas edições já realizadas, foram visitados 17.118 imóveis, com o objetivo de eliminar focos, realizar bloqueios focais quando necessário e recolher pneus armazenados ou descartados de forma irregular. O próximo Mutirão está agendado para os dias 13 e 14 de abril no Residencial Jardins do Cerrado.
Com apenas 10 minutos por semana, é possível deixar a dengue longe de casa. Veja como: - Verifique ralos e calhas para evitar que a água da chuva fique retida;
- Elimine vazamentos e entupimentos nos encanamentos para não acumular água;
- Feche a tampa dos vasos sanitários;
- Vede completamente caixas d’águas e poços artesianos;
- A caixa coletora de descongelamento atrás da geladeira deve estar seca;
- Trate as piscinas com cloro. Se não for usá-las por muito tempo, o melhor é desativá-la, deixando-as secas;
- O quintal deve estar limpo. Descarte o lixo em sacos plásticos vedados;
- Se não for descartar garrafas e objetos que acumulem líquido, que eles sejam armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo;
- Vasilhas de água dos animais de estimação devem ser esvaziadas e limpas com água e sabão. Guarde-as de cabeça para baixo em local coberto.