O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) anunciará, no dia 22 de abril (segunda-feira), as produções que participarão da mostra competitiva 2024. Em uma programação prévia, os selecionados seriam apresentados, hoje (8/4), mas devido ao alto número de inscritos, 1.078, o dobro de filmes da edição 2023, o anúncio teve que ser prorrogado para que todos pudessem ser avaliados.
As comissões responsáveis pela avaliação do material audiovisual são formadas por profissionais com notória experiência e conhecimentos na área e, em sua maioria, estão compostas por membros escolhidos a partir de chamada pública, contando também com indicações da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e do Conselho Estadual de Cultura do Estado de Goiás. O festival será realizado de 11 a 16 de junho, na cidade de Goiás, e vai destinar premiações que variam de R$ 5 mil a R$ 35 mil, além de troféus e menções honrosas. Serão selecionados 12 longas-metragens e 30 curtas-metragens, entre os quais, três serão goianos.
900 produções de 76 países da Ásia, América, África, Europa e Oceania concorrem ao festival pela Mostra Internacional Washington Novaes. O número representa um aumento de 83,5% em relação ao ano anterior. 103 filmes foram inscritos para a Mostra de Cinema Goiano, com produções de todo estado; 21 filmes da cidade de Goiás para a Mostra Becos da Minha Terra; e 54 filmes para a Mostra Indígena e de Povos Tradicionais. Do Brasil, estão inscritas produções de diversos estados, dentre eles Roraima, Amazonas, Bahia, São Paulo, Mato Grosso e Minas Gerais.
Sobre o festival A 25ª edição do Fica é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em correalização com a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE). O festival também conta com apoio do programa Goiás Social; das secretarias de Estado da Retomada; de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad); Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Goiás (IFG); Serviço Social do Comércio (Sesc) e Prefeitura da cidade de Goiás.
A programação é gratuita e contará com mostras competitivas, debates com grandes nomes do cinema nacional e internacional, atividades de cunho ambiental, além das atrações culturais.