O número de mortos no Rio Grande do Sul devido às chuvas aumentou para 83, conforme relatório divulgado pela Defesa Civil gaúcha nesta segunda-feira, 6. No domingo, 5, o número era de 78 vítimas fatais, com 111 pessoas desaparecidas e 276 feridas. Os fortes temporais atingem o Rio Grande do Sul desde a última terça-feira, 30, e já afetaram mais de 800 mil habitantes em 332 municípios, 60% das cidades gaúchas.
As vítimas das chuvas precisam de água potável, alimentos não-perecíveis, material de limpeza e higiene pessoal, roupas, agasalhos, lençóis, calçados e colchões. Muitas ainda resistem dentro de suas casas, mesmo que alagadas, e outras estão em abrigos. Para auxiliar as pessoas em situação de vulnerabilidade, diversas instituições criaram campanhas para arrecadar doações e ajudar as famílias atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul. As doações podem ser feitas diretamente, em pontos de coleta, ou de forma remota, por Pix.
O Aeródromo Nacional de Aviação (ANA) adere à campanha da Força Aérea Brasileira (FAB), “Todos Unidos pelo Sul”, e passa a receber donativos às vítimas das chuvas do Rio Grande do Sul. As doações de roupas, colchonetes, água potável e alimentos não-perecíveis podem ser entregues na Administração do ANA, localizado na Rua Soalgo, setor Condomínio Aeródromo Zezé Alves Ferreira, em Goiânia.
O Aeroclube de Goiás, situado no ANA, se encarregará de encaminhar as doações até a Base Aérea de Anápolis na próxima quarta-feira, 8, que distribuirá em coordenação com o Comando Conjunto Ativado para a Operação Taquari II.
A população poderá doar alimentos não perecíveis e materiais de higiene pessoal às pessoas desabrigadas e desalojadas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul, através de postos de coleta no Aeroporto Internacional de Goiânia – Santa Genoveva.
A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Goiás (Acieg) e a Feira Internacional do Comércio Exterior (Ficomex) lançam a campanha “100 mil goianos pelo Rio Grande do Sul”. O objetivo é arrecadar 100 mil doações de cobertores, agasalhos e roupas íntimas infantis e adultas. Os itens podem ser entregues a partir desta terça-feira, 7, na sede da Acieg, que fica no Setor Oeste, em Goiânia, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
A CUFA Goiás está mobilizada em ajudar a CUFA Rio Grande do Sul no auxílio aos afetados com doações através da chave Pix: [email protected] br e, também, recolhendo doações na sede da instituição na Av. Antônio Fidélis, Qd. 107 – Lote 07 – Parque Amazônia, Goiânia.
O Governo do Rio Grande do Sul está recolhendo doações por meio da conta SOS Rio Grande do Sul através da chave Pix – CNPJ: 92.958.800/0001-38. Verifique se o nome da conta é “SOS Rio Grande do Sul” e o banco é o Banrisul.
Postos de arrecadação da LBV:
São Paulo/SP: Av. Rudge, 763 – Bom Retiro\ Telefone: (11) 3225-4500
Porto Alegre/RS: Av. São Paulo, 722, São Geraldo — Tel : (51 3325-7036)
Glorinha/RS: RS 030, Km 19, parada 119, Guabiroba — Tel: (51) 3487-2600
Pelotas/RS: Rua Bernardino dos Santos, 98, Areal — Tel : (53) 3278-3897
Você pode também fazer um PIX: [email protected].
A campanha SOS Rio Grande do Sul, de iniciativa do Senado, arrecada doações de qualquer valor pelo PIX [email protected]. Com o dinheiro, serão comprados cobertores para distribuição no RS.
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO) está recolhendo alimentos não-perecíveis na sede da entidade: Avenida 136, número 1.084, Setor Marista, Goiânia. Já o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac do Rio Grande do Sul está recolhendo doações através da chave Pix: [email protected] e por meio de depósito/transferência bancária na seguinte conta: Banco do Brasil, agência 3418-5, conta corrente 6461-0, CNPJ 03.575.238-0001/33, em nome de Sesc Mesa Brasil 2020.
O cooperativismo está mobilizado para atuar na recuperação e reconstrução dos municípios afetados pelas fortes enchentes no Rio Grande do Sul. Para centralizar as doações, o Sistema OCB sugere as seguintes contas:
Sicredi
Chave Pix: [email protected]
Favorecido: Fundação Sicredi
Sicoob
Chave Pix: 07.147.834/0001-73
Favorecido: Instituito Sicoob Para o Desenvolvimento Sustentável
Cresol
Chave Pix: 24.103.717/0001-27
Favorecido: Projeto Amigos do Bem
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), fez um alerta na noite deste domingo, 5, contra golpistas que aproveitam o momento catastrófico vivido pelo estado para tentar ganhar dinheiro.
“No meio de tanta solidariedade, tem aproveitadores que usam a sensibilidade das pessoas para aplicar golpes. Isso é lamentável”, disse.
Sem dar detalhes, Leite informou que as tentativas de golpe envolvem o canal de doações SOS Rio Grande do Sul, que usa a chave PIX com o CNPJ 92.958.800/0001-38. “Quando forem fazer a doação, é o SOS Rio Grande do Sul que aparece como destinatário e a instituição é o Banrisul (Banco do Estado do Rio Grande do Sul)”, afirmou. “Se não aparecer isso na hora da doação é porque é um golpe”.
O governo federal criou uma página para informações oficiais sobre ações destinadas à população do Rio Grande do Sul. A ação é uma medida para combater a onda de desinformação, evitar golpes e fake news envolvendo ajuda ao estado. Nesse sentido, foi criada a página da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, onde estão listadas todas as últimas medidas implementadas, reuniões, gabinetes, estratégias e a real situação nos municípios atingidos pelas fortes chuvas.