Enquantoissoemgoias.com Publicidade 1200x90
07/05/2024 às 09h58min - Atualizada em 07/05/2024 às 09h58min

Saiba como fazer doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

Fortes temporais atingem o estado desde a última terça-feira, 30, e já afetaram mais de 700 mil habitantes em 332 municípios

O número de mortos no Rio Grande do Sul devido às chuvas aumentou para 83, conforme relatório divulgado pela Defesa Civil gaúcha nesta segunda-feira, 6. No domingo, 5, o número era de 78 vítimas fatais, com 111 pessoas desaparecidas e 276 feridas. Os fortes temporais atingem o Rio Grande do Sul desde a última terça-feira, 30, e já afetaram mais de 800 mil habitantes em 332 municípios, 60% das cidades gaúchas.

As vítimas das chuvas precisam de água potável, alimentos não-perecíveis, material de limpeza e higiene pessoal, roupas, agasalhos, lençóis, calçados e colchões. Muitas ainda resistem dentro de suas casas, mesmo que alagadas, e outras estão em abrigos. Para auxiliar as pessoas em situação de vulnerabilidade, diversas instituições criaram campanhas para arrecadar doações e ajudar as famílias atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul. As doações podem ser feitas diretamente, em pontos de coleta, ou de forma remota, por Pix.

Locais para fazer doação

  • Aeródromo Nacional de Aviação

O Aeródromo Nacional de Aviação (ANA) adere à campanha da Força Aérea Brasileira (FAB), “Todos Unidos pelo Sul”, e passa a receber donativos às vítimas das chuvas do Rio Grande do Sul. As doações de roupas, colchonetes, água potável e alimentos não-perecíveis podem ser entregues na Administração do ANA, localizado na Rua Soalgo, setor Condomínio Aeródromo Zezé Alves Ferreira, em Goiânia.

O Aeroclube de Goiás, situado no ANA, se encarregará de encaminhar as doações até a Base Aérea de Anápolis na próxima quarta-feira, 8, que distribuirá em coordenação com o Comando Conjunto Ativado para a Operação Taquari II.

  • Aeroporto de Goiânia

A população poderá doar alimentos não perecíveis e materiais de higiene pessoal às pessoas desabrigadas e desalojadas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul, através de postos de coleta no Aeroporto Internacional de Goiânia – Santa Genoveva.

  • Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Goiás (Acieg)

A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Goiás (Acieg) e a Feira Internacional do Comércio Exterior (Ficomex) lançam a campanha “100 mil goianos pelo Rio Grande do Sul”. O objetivo é arrecadar 100 mil doações de cobertores, agasalhos e roupas íntimas infantis e adultas. Os itens podem ser entregues a partir desta terça-feira, 7, na sede da Acieg, que fica no Setor Oeste, em Goiânia, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

  • Central Única das Favelas (CUFA)

A CUFA Goiás está mobilizada em ajudar a CUFA Rio Grande do Sul no auxílio aos afetados com doações através da chave Pix: [email protected] br e, também, recolhendo doações na sede da instituição na Av. Antônio Fidélis, Qd. 107 – Lote 07 – Parque Amazônia, Goiânia.

  • Governo do Rio Grande do Sul

O Governo do Rio Grande do Sul está recolhendo doações por meio da conta SOS Rio Grande do Sul através da chave Pix – CNPJ: 92.958.800/0001-38. Verifique se o nome da conta é “SOS Rio Grande do Sul” e o banco é o Banrisul.

  • Legião da Boa Vontade (LBV)

Postos de arrecadação da LBV:

São Paulo/SP: Av. Rudge, 763 – Bom Retiro\ Telefone: (11) 3225-4500
Porto Alegre/RS: Av. São Paulo, 722, São Geraldo — Tel : (51 3325-7036)
Glorinha/RS: RS 030, Km 19, parada 119, Guabiroba — Tel: (51) 3487-2600
Pelotas/RS: Rua Bernardino dos Santos, 98, Areal — Tel : (53) 3278-3897

Você pode também fazer um PIX: [email protected].

  • Senado Federal

A campanha SOS Rio Grande do Sul, de iniciativa do Senado, arrecada doações de qualquer valor pelo PIX [email protected]. Com o dinheiro, serão comprados cobertores para distribuição no RS.

  • Sistema Fecomércio GO E RS

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO) está recolhendo alimentos não-perecíveis na sede da entidade: Avenida 136, número 1.084, Setor Marista, Goiânia. Já o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac do Rio Grande do Sul está recolhendo doações através da chave Pix: [email protected] e por meio de depósito/transferência bancária na seguinte conta: Banco do Brasil, agência 3418-5, conta corrente 6461-0, CNPJ 03.575.238-0001/33, em nome de Sesc Mesa Brasil 2020.

  • Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras)

O cooperativismo está mobilizado para atuar na recuperação e reconstrução dos municípios afetados pelas fortes enchentes no Rio Grande do Sul. Para centralizar as doações, o Sistema OCB sugere as seguintes contas:

Sicredi
Chave Pix: [email protected]
Favorecido: Fundação Sicredi

Sicoob
Chave Pix: 07.147.834/0001-73
Favorecido: Instituito Sicoob Para o Desenvolvimento Sustentável

Cresol
Chave Pix: 24.103.717/0001-27
Favorecido: Projeto Amigos do Bem


Esteja alerta contra golpes

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), fez um alerta na noite deste domingo, 5, contra golpistas que aproveitam o momento catastrófico vivido pelo estado para tentar ganhar dinheiro.
“No meio de tanta solidariedade, tem aproveitadores que usam a sensibilidade das pessoas para aplicar golpes. Isso é lamentável”, disse.

Sem dar detalhes, Leite informou que as tentativas de golpe envolvem o canal de doações SOS Rio Grande do Sul, que usa a chave PIX com o CNPJ 92.958.800/0001-38. “Quando forem fazer a doação, é o SOS Rio Grande do Sul que aparece como destinatário e a instituição é o Banrisul (Banco do Estado do Rio Grande do Sul)”, afirmou. “Se não aparecer isso na hora da doação é porque é um golpe”.

O governo federal criou uma página para informações oficiais sobre ações destinadas à população do Rio Grande do Sul. A ação é uma medida para combater a onda de desinformação, evitar golpes e fake news envolvendo ajuda ao estado. Nesse sentido, foi criada a página da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, onde estão listadas todas as últimas medidas implementadas, reuniões, gabinetes, estratégias e a real situação nos municípios atingidos pelas fortes chuvas.


"Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp"
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.
Enquantoissoemgoias.com Publicidade 1200x90