Um casal da cidade de Senador Canedo, na região metropolitana de Goiânia, encontrou uma câmera escondida dentro de uma tomada de um quarto de motel.
Segundo a Polícia Civil, encontrou também uma segunda câmera em outra suíte do motel localizado no bairro Vargem Bonita.
O caso foi registrado na quinta-feira (9) pelo casal, que disse à polícia que encontrou a câmera “ao notar algo diferente na tomada”. A Polícia Técnico-Científica goiana declarou que os dispositivos foram enviados para análise em seu laboratório de informática forense.
A Polícia Civil também informou que ainda não é possível apontar quem instalou os equipamentos de gravação. No entanto, alguns funcionários foram ouvidos e explicaram aos agentes que desconheciam a existência das câmeras nos quartos.
Um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi lavrado sobre o crime de filmagens indevidas de intimidades sexuais, mas os nomes dos suspeitos ou envolvidos não foram informados pelos policiais.
Segundo a pesquisa da empresa de serviços financeiros IPX1031, 2 mil pessoas foram questionadas em abril de 2019 sobre suas experiências na plataforma de hospedagem Airbnb nos Estados Unidos.
O estudo apontou que uma em cada dez pessoas encontrou câmeras escondidas na hospedagem alugada pelo serviço.
Esta situação pode acontecer com qualquer um. Para evitar que sua intimidade seja invadida, é possível tomar alguns cuidados para encontrar câmeras escondidas.
Instalar câmeras escondidas pode gerar penalidades na plataforma de hospedagem, como o banimento, caso os hóspedes não sejam informados com antecedência pelo anfitrião e configura crime de caráter intencional e libidinoso na conduta.
Essa prática é considerada pela Lei 13.772/18 do Código Penal como algo que fere gravemente os princípios da boa-fé, honestidade e transparência.
Além disso, dentro do artigo 216-B, o anfitrião pode ser punido com detenção e multa.
Por isso, caso encontre alguma câmera escondida, a primeira atitude é acionar a polícia para investigar e punir os responsáveis.