Torcida compareceu ao Goiânia Arena e vibrou muito com a conquista que classificou o Brasil para o Mundial na Hungria
O Brasil conquistou o título Pan-Americano de Handebol Júnior Feminino 2018 e fechou com chave de ouro a trajetória da equipe na competição, iniciada no último dia 21, em Goiânia. A equipe estreou no torneio com vitória contra o Paraguai, vencendo na sequência Uruguai, República Dominicana, Chile e hoje a Argentina.
A Seleção Brasileira e a Seleção da Argentina fizeram um jogo de alto nível técnico. Já no primeiro tempo, o Brasil saiu em vantagem apesar da marcação dura das argentinas. Placar 17 a 10. No segundo tempo, a Argentina esteve mais rápida nas jogadas de ataque e conseguiu marcar muitos gols em sequência, mas o Brasil se manteve superior em todos os fundamentos e ganhou por 28 a 24. A goleira do Brasil, Renata Arruda, teve mais uma vez uma atuação brilhante com defesas espetaculares.
O técnico Cristiano Silva comemorou muito a conquista, que foi de maneira invicta, e que dá o tetracampeonato Pan-Americano para a Seleção Brasileira.
“As jogadoras se entregaram neste jogo. Agora, temos que focar na preparação para o Campeonato Mundial e trabalhar com afinco para melhorar cada vez mais e conseguirmos uma boa classificação lá na Hungria”, disse.
História
Está foi a primeira vez que o Estado de Goiás recebeu um evento oficial de nível internacional da modalidade. Para o coordenador do Programa Pró-Esporte da Seduce, Lusimar Santos, o campeonato mostrou novamente a capacidade de organização do Estado em receber eventos internacionais. Para ele, a preocupação da Seduce era oferecer para a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) e a Federação Goiana de Handebol (FGHb) segurança, e staff – hotelaria, transporte e um ginásio bem estruturado. “Em paralelo, abrimos caminhos para o avanço da modalidade em Goiás”.
O presidente da FGHb, Junio Augusto de Souza, complementou dizendo que o principal objetivo de realizar o Pan- Americano no estado foi conquistado. “Já mobilizamos escolas e instituições para incentivar a prática da modalidade em Goiás, e principalmente em Goiânia”, revela.
Mundial na Hungria
O Pan-Americano 2018 classificou Brasil, Chile e Paraguai para o Campeonato Mundial de Handebol, em julho, na Hungria. O Campeonato Pan-Americano foi disputado no sistema de pontos corridos pelas seleções do Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina, Chile e República Dominicana
O Campeonato foi organizado pela Federação Internacional de Handebol (IHF), a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) e a Federação Goiana de Handebol (FGHb). Foram apoiadores o Governo de Goiás e a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), por meio do Programa Estadual de Incentivo ao Esporte (Pró-Esporte)
Resultados :
Dia 21
Chile 33x20 Uruguai
Argentina 38x19 República Dominicana
Brasil 30x22 Paraguai
Dia 22
República Dominicana 19x39 Chile
Paraguai 25x26 Argentina
Uruguai 15x26 Brasil
Dia 23
14h30 – Argentina 26 x 31 Chile
17h – Paraguai 32 x 27 Uruguai
19h30 - Brasil 42 x 13 República Dominicana
24 de março (sábado)
Argentina 25 X 14 Uruguai
República Dominicana 24 X 45 Paraguai
Chile 14X 28 Brasil
25 de março (domingo)
Uruguai 39 X 15 República Dominicana
Chile 25 X 28Paraguai
Brasil 28 X 24 Argentina