Uma campanha de relacionamento com o cliente da Marajoara Laticínios é finalista da 30ª edição do Prêmio ABEMD da Associação Brasileira de Marketing de Dados na categoria Digital. O prêmio, que é anual, visa impulsionar ideias inovadoras em todo o Brasil, avaliando cases sob os aspectos de estratégia, planejamento e criatividade.
O case da Marajoara iniciou com o recebimento de uma carta escrita à mão por uma consumidora aposentada Jáira Maria, de 68 anos, que resolveu escrever para a indústria para elogiar os produtos, especialmente os que ela usava para fazer uma receita de canjica.
A iniciativa carinhosa e sincera por parte da consumidora levou a direção a retribuir o gesto. A Marajoara enviou seus embaixadores, os influencers Vandim Duarte e Fabrízio Vilarinho, à cidade dela, Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, para agradecer pessoalmente pelo gesto e entregar produtos da marca e experimentar a receita de canjica.
Todo o percurso de cerca de 900 quilômetros, da sede até a casa de dona Jáira, foi registrado e divulgado por meio de vídeos das redes sociais, gerando um grande engajamento. No total, o alcance nas redes próprias e mídia espontânea superou a marca de 15 milhões.
A ação foi uma surpresa organizada pela equipe de comunicação da Marajoara e combinada com a filha de dona Jáira. Durante a visita, ela revelou que a mãe passava por problemas de depressão após ter de parar de trabalhar com o advento da pandemia e que a iniciativa estava sendo muito importante para a saúde emocional dela.
A revelação de quem vai ganhar o ouro, prata ou bronze do Prêmio Abemd só vai sair no dia 26 de setembro. Mas, para o diretor de marketing da empresa, Vinícius Junqueira, a classificação já é uma vitória e sinaliza o caminho certo da empresa em suas ações de relacionamento com o cliente e estratégias de comunicação.
"Nós temos investido prioritariamente em comunicação digital, uma vez que, pelas mídias digitais é possível ter esta troca direta com o consumidor. Seu retorno positivo acerca desta campanha, que foi totalmente orgânica, é muito gratificante para nós todos", considerou.