14/06/2024 às 10h49min - Atualizada em 14/06/2024 às 10h49min
Colégio Tecnológico leva expertise ao Seminário Educação Profissional em Foco
Rede de profissionalização gratuita do Governo de Goiás, por meio do Goiás Social, nos últimos dois anos os Cotecs formaram mais de 81 mil pessoas. Desafios e resultados serão levados ao Seminário organizado pelo Conselho Estadual de Educação
O Colégio Tecnológico de Goiás (Cotec), rede de profissionalização gratuita do Governo de Goiás ligada ao Programa Goiás Social, foi convidado para o Seminário Educação Profissional em Foco, que será realizado terça e quarta-feira (18 e 19/06), no Sesc Cidadania, sob coordenação do Conselho Estadual de Educação (CEE). O Cotec terá um estande no evento e será representado pela diretora de Desenvolvimento e Avaliação do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), Alethéia Cruz, que participa, no dia 19/06 (quarta-feira), às 14h, do painel ‘Escolas Móveis de EPT: Desafios e Oportunidades’, que será conduzido pela Secretaria de Estado da Retomada (SER).
Os visitantes também poderão conferir, no estande do Cotec, o portfólio de cursos oferecidos em conformidade com a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), bem como participar/assistir a Oficina – Economia Criativa em Moda. O momento propõe tanto a criação de uma nova peça quanto a customização de roupas, despertando a criatividade e autonomia de produção.
O Colégio Tecnológico de Goiás é uma rede de educação pública gratuita, criada pelo governo estadual, com foco na oferta da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), e suas 17 unidades são administradas sob convênio entre a SER e o CETT-UFG, a instituição gestora. Os Cotecs atendem jovens e adultos em cursos de Capacitação, Qualificação e Nível Técnico, o que permite ao aluno chegar ao mercado de trabalho em um curto espaço de tempo. Os cursos ainda despertam o empreendedorismo em diversas áreas profissionais.
Por meio da EPT, os colégios visam a mobilização social para a retomada do emprego, do empreendedorismo, da escolaridade e de investimentos que reorganizem o desenvolvimento nos âmbitos econômico, humano e social, considerando a vocação das regiões onde os colégios funcionam.
Para tornar o aprendizado mais interessante, as formações seguem Trilhas Formativas e Eixos Temáticos ligados a: Gestão e Negócios; Recursos Naturais; Produção Cultural e Design; Turismo, Hospitalidade e Lazer; Segurança; Infraestrutura; Ambiente e Saúde; Informação e Comunicação; e, Produção Industrial.
“Além das unidades fixas, os Cotecs mantêm ações de extensão que levam às comunidades goianas os serviços oferecidos no âmbito da EPT”, cita a diretora do CETT-UFG, Alethéia Cruz. Segundo ela, essa atuação presta um atendimento especializado a quem, por muitas vezes, busca oportunidade de aprendizagem/formação para o mundo do trabalho.
O intenso crescimento dessas ações comprova a eficiência na missão de capacitar e qualificar que têm os colégios, a partir da oferta da educação profissionalizante. “No ano passado registramos 321 ações de extensão dos Cotecs, e elas são promovidas com o objetivo de mobilizar as pessoas para novos posicionamentos profissionais”, argumenta Alethéia Cruz.
Serviço
Seminário Educação Profissional em Foco/Conselho Estadual de Educação
Cotec fará parte do painel ‘Escolas Móveis de EPT: Desafios e Oportunidades’ e Oficina Criativa em Moda
Data/Horário: 19/06 (quarta-feira), às 14h
Local: Teatro Sesc Cidadania - R. C-224, Q. 498 - L. 11/12 - Jardim América, Goiânia/GO