Enquantoissoemgoias.com Publicidade 1200x90
09/07/2024 às 12h30min - Atualizada em 09/07/2024 às 12h30min

Goiás Social e OVG realizam 430 mil atendimentos no CAR Trindade

Espaço funcionou de forma ininterrupta desde o dia 28 de junho e ofereceu atendimentos de saúde, capela para orações e espaço para descanso, além de lanches. Local também contou com telão com transmissão das celebrações do Santuário em tempo real

Durante a Romaria do Divino Pai Eterno deste ano, o Governo do Estado, por meio do Goiás Social e da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), realizou cerca de 430 mil atendimentos no Centro de Apoio ao Romeiro (CAR). A estrutura contou com espaço para descanso, capela para orações, banheiros climatizados e bebedouros, além de lanches, como leite com canela, café, suco e pão com manteiga e mortadela. Os fiéis também puderam acompanhar as celebrações do Santuário em tempo real, por meio de um telão de LED instalado no local.


Entre os dias 28 de junho e 7 de julho, mais de 200 pessoas atuaram diariamente no CAR, entre voluntários, colaboradores e beneficiários do Programa Universitário do Bem (ProBem). Ao todo, foram realizados mais de 11,5 mil atendimentos em saúde, em parceria com o Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santilo (CRER), Secretaria Municipal de Saúde de Trindade e Colégio Oswaldo Cruz; e servidos 30 mil litros de leite com canela, 257 mil pães feitos na hora, 6 mil litros de café e 25 mil litros de suco.

“A cada ano que passa, as expectativas são superadas. Receber todos esses romeiros ao longo desses 10 dias de Festa de Trindade é mais que simplesmente oferecer um auxílio médico ou um lanche, é um apoio que o Goiás Social oferece à cultura religiosa goiana, tão forte nessa romaria. Isso é proporcionar dignidade e qualidade de vida a todos os goianos, sem exceção”, enfatizou a presidente de honra da OVG e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado.


Voluntariado
Neste ano, 558 voluntários e 822 bolsistas compuseram as equipes de trabalho no CAR Trindade, além dos colaboradores da OVG. Todo esse trabalho reflete diretamente nas famílias que passam pelo local em romaria. “Saber que o pouco que fazemos aqui durante a Festa ajuda a transformar a romaria de tantas pessoas é a nossa maior recompensa. Eu venho há 20 anos e pretendo vir todo ano, se Deus quiser”, contou a voluntária Carmelita Pereira.

Beneficiário do ProBem no curso de Administração de Empresas, Dyego Alvarenga Ribeiro escolheu o CAR para cumprir o pilar de voluntariado do Programa. “Fiquei muito feliz com essa oportunidade, isso mostra que a minha bolsa de estudos não se preocupa apenas com a minha formação acadêmica, mas também com a formação humana dos estudantes.”

CAR Trindade
O Centro de Apoio ao Romeiro é uma iniciativa do Governo de Goiás, desenvolvida pelo Goiás Social e a OVG, que conta com o apoio de parceiros da iniciativa privada e órgãos governamentais, além de voluntários e bolsistas do ProBem, como objetivo oferecer suporte aos devotos do Divino Pai Eterno durante a Festa de Trindade.

“Encaro esse espaço voltado para o romeiro como um sinal visível da Providência de Deus para todos nós que passamos por aqui. Já estamos na metade da caminhada e, quando chegamos aqui, é um verdadeiro oásis, com banheiro, lanche e até um cantinho pra gente descansar e recuperar as energias”, disse Marli Junqueira, romeira do Divino Pai Eterno.

A estrutura, que contou com cerca de 4 mil metros quadrados, funcionou no Km 10 da GO-060, conhecida como Rodovia dos Romeiros, e ofereceu, de forma totalmente gratuita, opções como café, chá, leite com canela, suco, água, pão com manteiga, atendimentos de saúde, massagem nos pés, espaço para descanso com mesas e cadeiras e banheiros. Neste ano, o CAR também contou com um número maior de banheiros e conexão wi-fi, além de pavimentação, que substituiu a brita utilizada em anos anteriores.

Durante a romaria, secretarias e órgãos do Governo de Goiás se envolveram para apoiar a iniciativa. O Hospital Estadual de Trindade (Hetrin) esteve à disposição para o atendimento a romeiros, com o pronto-socorro funcionando 24 horas por dia. O Corpo de Bombeiros atuou com 800 militares, com foco na intensificação das ações preventivas. A Polícia Militar contou com 200 equipes e efetivo superior a mil policiais. Já a Polícia Civil reforçou a Central de Flagrante e Pronto Atendimento ao Cidadão de Trindade para dar maior agilidade nas conduções coercitivas levadas pelas demais forças policiais.

A Goinfra realizou diversas ações na GO-060, como a revitalização da sinalização horizontal, restauração de placas, roçagem, implantação de faixa de pedestre e gradil para organizar o fluxo de pedestres na altura da obra do Viaduto Portal da Fé, na confluência das GOs 060 e 469. A Metrobus reforçou a linha do Eixo Anhanguera, entre Goiânia e Trindade, com ônibus rodando 24 horas por dia, totalizando 1.520 viagens durante os 10 dias de festa.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.