06/08/2024 às 13h03min - Atualizada em 06/08/2024 às 13h03min
Saiba como solicitar substituição de lixeiras em áreas públicas de Goiânia
Comurg troca 35 unidades nos últimos 30 dias e destaca importância da contribuição da população no cuidado com a urbanização da capital
Seja por ação do tempo ou até mesmo vandalismo, as lixeiras de Goiânia precisam de constantes trocas. Nos últimos 30 dias, 35 unidades foram substituídas em bairros como Jardins Primavera, Urias Magalhães, Residencial Costa Paranhos, Balneário Meia Ponte, Solar Parque, São Judas Tadeu e Setor Marista. O trabalho é executado pela Prefeitura, por meio da equipe de Serralheria da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg).
A mesma equipe também é responsável por produzir cada uma das peças e, na medida em que é necessário, realizar a troca daquelas que já estão sem condições de uso por outras novas, em um trabalho constante que dura o ano todo.
A disponibilização de lixeiras visa facilitar o acesso dos cidadãos ao descarte correto do lixo, evitando acúmulo de resíduos e contribuindo para um ambiente mais limpo e agradável.
Caso identifique em praças e áreas públicas alguma peça que precise ser trocada, basta entrar em contato pelo WhatsApp da Comurg, (62) 99855-8555, e informar o endereço, que o local entrará para a rota da serralheria.
Histórico O relatório geral de 2023 aponta a confecção de 1.960 lixeiras que foram espalhadas por Goiânia em locais como Região da 44 e Praça do Trabalhador, onde ações específicas melhoraram a oferta dos pontos para os comerciantes e transeuntes. Já em 2024, no mês de abril, 375 novas lixeiras foram instaladas em pontos estratégicos da cidade. Nesta ocasião, o foco da Prefeitura de Goiânia foi áreas de grande circulação de pessoas, como na Avenida Goiás, no Centro de Goiânia.
De acordo com a Comurg, a instalação das lixeiras segue um planejamento estratégico, priorizando locais com maior fluxo de pessoas, como praças, parques, centros comerciais, terminais de ônibus e pontos de grande circulação.