Na próxima segunda (19) projeto "Goiânia: Sinfonia sobre Rodas" vai realizar uma intervenção urbana nos principais pontos de Art Decó da cidade, utilizando um carro de som para reproduzir sons característicos ouvidos na capital como ¨Olha a pamonhaaa¨e ¨Vilaaa¨. A ação comemora o Dia Nacional do Patrimônio Histórico e busca despertar a atenção dos moradores para a importância da preservação do patrimônio cultural material e imaterial.
A diretora artística do projeto, Thais Oliveira, explica que a novidade é uma instalação sonora e propõe uma forma diferente de perceber a cidade, especialmente a região central. ¨A arte é e deve ser ferramenta para estimular a compreensão do mundo. No nosso cotidiano não estamos acostumados a contemplar sons e arquiteturas que nos rodeiam. Ao passar ao lado do carro de som, o público vai observar o artefato sonoro, e durante a parada do carro, o monumento arquitetônico¨.
O percurso do carro de som terá paradas de 30 minutos no Teatro Goiânia e no Grande Hotel. ¨Vamos intercalar sons próprios e simbólicos reconhecidos pela memória afetiva dos goianienses, com as falas “Não preste atenção”, justamente para provocar o contrário, ou seja a atenção de quem estiver no local¨, conta Thais, que é professora na área de Som para Cinema, na Universidade Estadual de Goiás (UEG).
"Goiânia: Sinfonia sobre Rodas" é realizado com apoio da Lei Paulo Gustavo Municipal. A segunda edição ocorre em setembro. Ao unir som e arquitetura, o projeto celebra a história, memória e a identidade de Goiânia. ¨Encaramos nesse projeto som e imagem como forma de arte, que terá a cidade de Goiânia como promotora de narrativas e de valorização do patrimônio Cultural¨, reflete Thiago Batista, produtor da iniciativa.
Serviço: Projeto "Goiânia: Sinfonia sobre Rodas"
Data: 19 de agosto, segunda-feira
Local: Centro de Goiânia
Gratuito
Redes sociais: @sinfoniasobrerodas