29/08/2024 às 15h00min - Atualizada em 29/08/2024 às 15h00min
Prefeitura de Goiânia realiza vistoria final no BRT Norte-Sul antes da inauguração
Pastas de Mobilidade, Infraestrutura, além da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), fizeram os últimos ajustes para início das operações neste sábado (31/8)
A Prefeitura de Goiânia realizou, nesta quarta-feira (28/8), vistoria no corredor do BRT Norte-Sul, que será inaugurado neste sábado (31/8). Representantes das secretarias de Mobilidade, Infraestrutura e Comunicação, da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) percorreram o corredor exclusivo, passando pelos terminais e estações, para garantir que todos os detalhes estejam em pleno funcionamento antes da entrega oficial.
Durante a vistoria, as equipes da Prefeitura também fizeram os ajustes finais para a realização da solenidade de inauguração do BRT Norte-Sul, marcada para as 9h30 deste sábado (31/8), no Terminal Paulo Garcia.
O sistema, com corredor de 29,6 km de extensão, conta com cinco linhas exclusivas que atravessam a cidade de ponta a ponta, ligando o Terminal Veiga Jardim, em Aparecida de Goiânia, até o Parque Atheneu, passando por terminais como Cruzeiro, Isidória, Paulo Garcia, Hailé Pinheiro e Recanto do Bosque. Estarão integradas ao corredor do BRT 121 linhas continuadas do transporte público de Goiânia.
O BRT Norte-Sul terá cinco linhas exclusivas: NS 1: T. Veiga Jardim - T. Paulo Garcia;
NS 2: T. Veiga Jardim - T. Paulo Garcia (Semi-expresso);
NS 3: Atheneu - T. Paulo Garcia;
NS 4: T. Recanto do Bosque - Praça Cívica;
NS 5: T. Recanto do Bosque - T. Paulo Garcia.
O corredor foi planejado para atender às regiões de maior demanda e será operado por 60 veículos de 14 metros, equipados com ar-condicionado e portas em ambos os lados. A nova frota, definida pela Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), inclui dez veículos elétricos do modelo Super Padron, 100% nacional, com ar-condicionado, carregador de celular e Wi-Fi. O sistema é estruturado no modelo tronco-alimentado da RMTC.