05/12/2018 às 15h29min - Atualizada em 05/12/2018 às 18h43min

Amigas arrecadam doações de Natal para ajudar ONGs de animais abandonados

O projeto “PetLov” ajudará duas instituições que cuidam voluntariamente de cachorros e gatos que já sofreram maus tratos e não têm um lar O Brasil tem mais de 30 milhões de animais abandonados. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, este número responde entre a 10 milhões de gatos e 20 milhões de cachorros em situação de rua. Em cidades de grande porte, para cada cinco habitantes há um cachorro. Destes, 10% estão abandonados. Pensando nesta situação, no início deste mês, cinco amigas se uniram e criaram o “Projeto PetLov”, em Goiânia. A iniciativa pretende tornar mais feliz o natal de mais de 600 animais encontrados em má situação e acolhidos por instituições beneficentes. Serão beneficiadas duas Organizações Não Governamentais (ONGs) que atuam em prol dos cuidados e da promoção de uma vida mais digna para estes animais, a Recantos dos Anjos Peludos e a SOS Animal Goinânia-GO. Entre as doações aceitas até o dia 20 de dezembro estão ração, cobertas, jornais, tapetes higiênicos, produtos de limpeza e remédios. Os interessados podem também colaborar com ajuda financeira ou, até mesmo, oferecer serviço voluntário para as ONGs. Há mais de 10 anos, faz parte da rotina da Recanto dos Anjos Peludos receber cachorros e gatos que foram abandonados, maltratados ou atropelados. “O nosso trabalho é feio por meio de denúncias que recebemos. As pessoas entram em contato com o abrigo e depois de resgatarmos o animal ele é levado para uma clínica parceira nossa. Depois que o bichinho recebe alta, o recebemos no abrigo, onde ele é cuidado e assistido. Já resgatamos, tratamos e cuidamos de cerca de 8 mil animais”, conta Luciula Cascão, idealizadora da ONG. A maior dificuldade de manutenção dos abrigos são os gastos com medicação e alimentação, além da manutenção de estrutura necessária para garantir conforto aos bichinhos. “É difícil manter os animais com ração. Atendemos cerca de 200 atualmente. Os custos são altos, principalmente com saúde. Nós arcamos com remédios, pagamos a cirurgia e internação de algum animal que chega machucado. O dinheiro sempre falta”, expõe a fundadora da ONG SOS Animal GO.

O PROJETO PETLOV

Cinco amigas de Goiânia que estão à frente da iniciativa. Todas são fãs de pets e têm animais de estimação que são considerados integrantes da família. Alessandra Barra, advogada, 28 anos; Priscila Lima, estudante, 24 anos; Martina Ascari, estudante, 23 anos; Thays Kuramoto, empresária, 25 anos e Waine Carvalho, empresária, 30 anos. “O projeto surgiu naturalmente. Em um grupo que temos no whatsapp a Priscila nos convidou para visitar e ajudar um abrigo ainda que fosse apenas para levar carinho. Topamos. Criamos um outro grupo focado em organizar como seria. Por que não criar um projeto de natal?”, conta Alessandra. As idealizadoras criaram um Instagram para a ação, o @projetopetlov; e também uma vaquinha na internet. A expectativa é que os amigos compartilhem o perfil e consigam alcançar o maior número de pessoas possível. Até agora as doações foram poucas, mas o grupo mantem esperança de conseguir tornar a data mais especial para quem ajuda os bichinhos. Em um apelo, Alessandra reforça a importância do papel das ONGs no atendimento e atenção aos bichinhos abandonados todos os dias nas ruas. “A realidade do animal abandonado no nosso país é muito triste. Em nossa cidade, por exemplo, teve o projeto do hospital público veterinário aprovado, porém mais uma vez ele está no papel, o único mais acessível é o da Faculdade de Veterinária da UFG, e mesmo muito precário. Sem a atuação das ONGs a situação desses animais estaria muito pior, independente da dificuldade que elas enfrentam para fazer o trabalho, são elas que resgatam, levam ao veterinário, castram, medicam, dão atenção, carinho e muitas vezes acham uma nova família para eles. Sinceramente não consigo imaginar um cenário onde essas ONGs não existam”, finaliza a advogada. Serviço - Projeto PetLov Doações até 20 de dezembro. Mais informações: (62) 98320-5458 - Thays Instagram: @projetopetlov Você pode doar: Caminhas, cobertas, lençois e toalhas. Tapetes higiênicos e/ou jornais. Medicamentos (promufog em cápsulas, hemocare, glicopan, ômega 3 e 9, entre outros). Produtos de Limpeza (detergentes, sabão em pó e desinfetantes). Rações para cães e gatos, adultos e filhotes. Pontos de Coleta: MR Motos - Endereço: Avenida Pires Fernandes Nº 135 Setor Aeroporto - Goiânia - Goiás (Horários disponíveis 08:00 hs ás 18 hs Seg a Sex - 08 hs ás 12 hs Sáb) Praça Cívica, Nº 440, Setor Central- Tratar com Alessandra - Goiânia - Goiás   [gallery type="rectangular" ids="13959,13960,13961,13962,13963,13964,13965,13966,13967,13968,13969,13970,13971,13972"]
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.