21/10/2024 às 10h52min - Atualizada em 21/10/2024 às 10h52min
Caiado destaca protagonismo de Goiás no lançamento da primeira picape híbrida plug-in da América do Sul
Governador fala da queda nos índices de roubos de veículos no estado no evento de apresentação oficial da BYD Shark, primeira caminhonete super híbrida vendida pela montadora chinesa no Brasil
Goiânia sediou, na manhã deste sábado (19/10), o lançamento oficial no Brasil da primeira picape híbrida Plug-in da América do Sul. Produzida pela BYD, a BYD Shark foi apresentada ao público durante evento realizado no Autódromo Internacional Ayrton Senna, na capital. O governador Ronaldo Caiado participou da cerimônia e destacou o protagonismo de Goiás em receber um lançamento de tamanha importância.
“É muito gratificante poder trazer para Goiás o lançamento dessa caminhonete, que é o que todos nós esperávamos neste momento. Agradecer por vocês terem dado a oportunidade de ser Goiânia, a nossa capital do agro, o palco para o lançamento da BYD Shark. Isso é muito importante para Goiás”, agradeceu.
Caiado ressaltou ainda que Goiás ocupa hoje o posto de estado com mais venda de caminhonetes no país, graças às ações eficazes de segurança pública implementadas desde o início da gestão. “Quando cheguei ao governo do Estado, ninguém comprava caminhonete aqui. Tínhamos o seguro mais caro do Brasil e seguradora nenhuma queria assegurar picapes em Goiás por causa do alto índice de roubos”, lembrou o gestor. “Mas hoje a situação é diferente e temos segurança plena em todo o território goiano”, assegurou, ao destacar a qualidade do novo veículo, que possui autonomia, somente no modo elétrico, de 100 quilômetros.
Considerada a primeira caminhonete super híbrida do país, a Shark foi idealizada para atuar principalmente no campo e se caracteriza pela versatilidade, tecnologia e potência, sendo capaz de atender públicos dos segmentos do agronegócio e urbano. Definida como “potente como o agro”, a nova picape combina motores a combustão e elétrico, garantindo uma potência máxima de mais de 437 cavalos, aliados a sistemas tecnológicos de ponta, que garantem mais segurança, conectividade e conforto aos usuários.
Meio ambiente
Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD no Brasil e presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), ressaltou o compromisso da marca com um meio ambiente mais sustentável e inovador, assim como o agronegócio brasileiro. “O agro está sempre inovando e em evolução. Ele impulsiona nossa economia há décadas. E é com esse espírito que trazemos a BYD Shark, uma caminhonete que vem para atender diretamente ao agro, com mais tecnologia e conexão. Nosso objetivo é ser um parceiro estratégico para aqueles que constroem o Brasil, no campo e nas cidades”, afirmou.
O gerente de produtos da marca, Marcelo Albino, lembrou que a picape, apesar de ser fabricada na China, foi desenvolvida especialmente para os países da América Latina. “Entendemos a importância do setor agro e as condições desafiadoras do nosso terreno. E a Shark foi projetada para oferecer robustez, garantindo que esteja sempre pronta para enfrentar qualquer tipo de estrada, do campo à cidade, com muita segurança”, sublinhou.
A cerimônia de apresentação da nova caminhonete contou com a presença do presidente da BYD na China, Tayler Lee, de nomes do cenário automobilístico nacional, como o piloto Felipe Massa, além de secretários de estado e jornalistas especializados na cobertura automotiva nacional.
“Essa é uma caminhonete que terá uma baixa emissão de poluentes. E é disso que nós precisamos hoje. Goiás é um estado que se preocupa com isso, em avançar em tecnologia, em respeitar o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas. E são essas metas que queremos compartilhar com a BYD”, finalizou Caiado, após fazer um test-drive na nova BYD Shark ao lado de Felipe Massa.