Após seis anos se reestruturando em tecnologia, investimentos, boas práticas de governança corporativa e aprimorando o modelo de gestão, o Grupo Soares está pronto para dar o próximo passo, investindo na ampliação dos negócios. O grupo, quase sexagenário, que tem entre uma das suas frentes de negócio a rede varejista de materiais de construção, Irmãos Soares, está agora estruturando grandes operações, inclusive no mercado financeiro. Possui operações na área de incorporações e dois fundos de investimentos para subsidiar seu plano de crescimento. Além disso, a empresa investiu recentemente na ampliação de sua atuação para a área de boutique de acabamentos, com a Essence, que já conta com duas lojas, uma em Goiânia e outra em Jataí, em Goiás.
A reestruturação societária do Grupo, através de uma holding, subsidiará todas as suas operações nas áreas de agronegócio, tecnologia e incorporação imobiliária, a área de varejo, o Instituto Elon Soares, além dos fundos de investimentos. O Grupo assinou recentemente um contrato de investimentos com uma das maiores empresas focadas em venture capital do Brasil, a brasileira Bossa Invest, que tem como líder João Kepler. Com esta operação, o objetivo é investir em startups que tenham sinergia com o Grupo.
Outra ação de impacto é a formação de um Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDC), por meio do qual a empresa buscará recursos internos para financiar o crescimento do grupo. O processo já está em estruturação e deve ser disponibilizado ao mercado em até dois meses.
Segundo o presidente do Conselho de Administração e Familiar do Grupo Soares, Marcelo Camorim, a holding está pronta para um crescimento sustentado e estruturado após investir na implantação de mecanismos de governança corporativa e práticas de ESG, saindo de uma gestão familiar para uma gestão profissional. Embora seja uma empresa de controle familiar, as boas práticas de gestão se assemelham a uma S/A de capital aberto, constituída por experientes conselheiros independentes do mercado, além de práticas de auditoria externa por empresas internacionais.
Um dos resultados destes esforços foi o encerramento do processo de recuperação judicial de uma das empresas do grupo, a Irmãos Soares. A rede varejista de materiais de construção investiu no retrofit das lojas e na atualização de todo seu relacionamento com os consumidores, por meio de um atendimento alinhado às demandas da atualidade, totalmente conectado e inserido na era do e-commerce. Além disso, a rede ampliou sua cesta de produtos, está investindo em sua logística e tecnologia para fazer entregas rápidas em todo o país e parcelamento em longo prazo para beneficiar os consumidores.