Visando promover o sexto princípio do cooperativismo, a intercooperação, no dia 26 de novembro, a cooperativa de bordadeiras Bordana em parceria com a Central Sicredi Brasil Central, realizará para convidados o lançamento da sua nova coleção. A parceria visa fortalecer o cooperativismo, incentivando ações que promovam impacto positivo e desenvolvimento sustentável. O evento começa às 9 horas na Associação dos Professores da UFG, no bairro Vila Nova.
Para homenagear o bioma de Goiás, as peças terão como tema: "Rebrotar – Lição do Cerrado", e foi co-criada pelo designer Renato Imbroisi. Além do lançamento, o evento contará com a exposição e venda das peças da nova coleção e a apresentação especial da cantora goiana Grace Carvalho. Posteriormente os itens estarão disponíveis ao público para venda na loja da marca no Shopping Bougainville.
Além da Central Sicredi Brasil Central, o lançamento conta com o patrocínio da Central Sicoob Uni, Sicoob Crediadag, Sebrae/GO e a parceria do Sistema OCB/GO e da ADUFG. Para Celma Grace Oliveira, presidente e idealizadora da Bordana, todos esses apoios são fundamentais para o desenvolvimento de novos projetos. "Para nós, é essencial a força do cooperativismo. Somos uma cooperativa menor, com poucos recursos, mas com um trabalho muito relevante. Essas parcerias possibilitam ampliar nosso alcance e impacto social, gerando trabalho e renda para mulheres”, explica a presidente.
Ela afirma que o tema da coleção reflete a resiliência do Cerrado, um bioma que, a cada estação, renasce com força e beleza. “Serão expostas peças que resgatam a tradição do bordado manual, nosso propósito não só gerar renda, mas também preservar e promover a flora e fauna do Cerrado através da arte do bordado,” finaliza Celma.
Para o presidente da Central Sicredi Brasil Central, Celso Figueira, a nova coleção é mais uma demonstração do empenho e força de trabalho das mulheres que vão em busca de seus objetivos. “Tenho um orgulho imenso em poder contribuir com ações de intercooperação, principalmente quando elas reverberam diretamente no dia a dia das pessoas, promovendo o social e principalmente sua dignidade financeira. Hoje, contribuímos para a Bordana, mas são elas e todos os nossos associados que fazem do cooperativismo um espaço cada dia mais plural e significativo para a sociedade”, reflete.
Fundada em 2011, a Bordana é uma cooperativa de bordado manual composta majoritariamente por mulheres, muitas delas mães e donas de casa que, por meio do projeto, encontraram uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho. “Nosso desafio é trazer mais pessoas para ser nossas associadas. Temos um trabalho lindo, que possibilita muitas mudanças na vida de cada integrante, porém precisamos falar sobre isso, incentivar a vinda de novas pessoas para a cooperativa. Precisamos revitalizar nosso quadro, desta forma, deixamos o convite para que novas pessoa se associem a Cooperativa Bordada e façam junto conosco esse lindo trabalho do bordado manual”, finaliza Celma Oliveira.