13/12/2024 às 17h06min - Atualizada em 13/12/2024 às 17h06min
Turismo cresce 5,5% e impulsiona economia goiana
Setor é o segundo que mais cresceu em Goiás na comparação entre outubro deste ano e o mesmo mês de 2023; informação é destaque em relatório do IBGE sobre serviços
Goiás Turismo Impulsionando a economia goiana, o volume de serviços de turismo em Goiás cresceu 5,5% em outubro deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2023. O dado é Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Frente a setembro, o avanço foi de 4,8%, consolidando a importância do setor para gerar emprego e renda para a população.
"Buscamos um trabalho integrado entre governo, setor privado e comunidades locais para fomentar o turismo, gerando emprego, renda e valorizando as nossas riquezas ", destaca o secretário de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel de Sant’Anna Braga Filho. A pesquisa investigou a receita bruta de serviços em empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais funcionários.
O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, cita o empenho de Goiás para divulgar atrativos e consolidar roteiros como o Caminho de Cora. E acrescenta o projeto Encantos do Planalto Central, que divulga as belezas naturais, as tradições e a gastronomia dos municípios do Entorno. “É uma região habitada por quase 2 milhões de goianos que procuram preferencialmente Caldas Novas e Pirenópolis. Mas o potencial é muito maior”, diz.
Outras atividades Em Goiás, também apresentaram crescimento durante o mês de outubro, na comparação com o mesmo mês de 2023, os serviços de informação e comunicação (6,1%), serviços prestados às famílias (3,6%), outros serviços (1,1%) e transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (1,3%). Todas essas atividades contribuíram para a alta de 1,4% no volume geral de serviços goianos no período.
Brasil No país, o volume de serviços cresceu 1,1% em outubro de 2024, frente a setembro. Com isso, o segmento está 12,9% acima do patamar pré-pandemia, de fevereiro de 2020. Em relação outubro de 2023, o volume do setor de serviços cresceu 6,3%, sétimo resultado positivo seguido.