22/12/2024 às 12h08min - Atualizada em 22/12/2024 às 12h08min
Governo de Goiás amplia serviços nas policlínicas em 2024
Instaladas em seis municípios do estado, unidades de saúde fortalecem a rede de assistência nas áreas de nefrologia, odontologia e oncologia
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), ampliou em 2024 os serviços oferecidos nas policlínicas estaduais nas áreas de nefrologia, odontologia e oncologia. As unidades em funcionamento nas cidades de Posse, Goianésia, Quirinópolis, Formosa, Goiás e São Luís de Montes Belos realizaram, até outubro deste ano, mais de 1,7 milhão de atendimentos.
Inaugurado neste ano, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Policlínica Estadual da Região Nordeste, em Posse, oferece acesso à assistência odontológica especializada sem a necessidade de deslocamento para outros centros e atende a população de 31 municípios. O CEO é o primeiro serviço odontológico com abrangência macrorregional fora da capital habilitado pelo Ministério da Saúde nas policlínicas estaduais. As demais unidades que já realizam avaliações bucais também serão equipadas para atender outras demandas odontológicas.
Durante a campanha Outubro Rosa, dedicada à prevenção do câncer de mama, a SES realizou a Semana de Portas Abertas para reduzir a fila de espera por mamografias e também oferecer atendimento imediato às mulheres que buscavam atendimento espontâneo. “Com ações como essa e a ampliação dos serviços oferecidos nas policlínicas, Goiás avança na luta contra o câncer e reforça a importância do diagnóstico precoce na melhoria das taxas de cura e qualidade de vida da população”, afirma a superintendente de Políticas e Atenção Integral à Saúde da SES, Amanda Melo Limongi.
As policlínicas estaduais também se consolidaram como importantes aliadas no Projeto Goiás Todo Rosa, que visa ampliar o acesso ao diagnóstico precoce do câncer de mama por meio do rastreamento feito pelo teste de sequenciamento genético realizado no Centro de Genética Humana da Universidade Federal de Goiás (UFG). Para isso, médicos, enfermeiros e técnicos das unidades receberam treinamento para identificar mulheres com potencial hereditário para o câncer de mama.
A pasta realiza ainda capacitações com o objetivo de aprimorar a rede de transplantes renais e otimizar o encaminhamento de pacientes em diálise para avaliação pré-transplante. A Policlínica de Posse já se destaca pelo atendimento de qualidade, com 57 pacientes em hemodiálise, sendo nove deles cadastrados na lista de espera para transplante renal.
Implantadas no estado em 2020, as policlínicas oferecem consultas médicas especializadas e com equipe multiprofissional, serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT), exames laboratoriais, serviços oftalmológicos e odontológicos, hemodiálises e dispensação de medicamentos de alto custo por meio do Centro Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac JB) descentralizado.