A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) organizará equipes de limpeza durante os festejos de pré-carnaval no dia 22/2, com 116 colaboradores e 30 lixeiras em pontos de aglomeração.
A limpeza das ruas será feita após o evento, seguindo o maior monitoramento na Avenida 85, onde a celebração começará às 15h30.
Foliões são alertados sobre o impacto do descarte irregular de resíduos, que pode aumentar em até 10% após o carnaval, acarretando problemas como entupimento de bueiros.
No carnaval de 2024, foram recolhidos 26 mil quilos de lixo durante as festividades.
A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) manterá equipes de limpeza de plantão durante os festejos de pré-carnaval que ocorrerão no sábado (22/2), com 116 colaboradores. Serão disponibilizadas 30 lixeiras de 200 litros em pontos com maior aglomeração. Ao final do evento, haverá varrição e limpeza das ruas com uso de caminhão-pipa.
Os principais resíduos deixados nas vias e calçadas durante o carnaval são latas de alumínio, garrafas de vidro e plástico, copos, papéis, confetes e serpentinas. “Os trabalhadores foram orientados a dar maior atenção aos locais com maior acúmulo de sujeira”, afirma o presidente da Comurg, Cleber Aparecido Santos.
A Avenida 85, onde será montado o Circuito Folia Goiás, receberá reforço no monitoramento, pela grande de pessoas esperadas para o evento. Os festejos estão previstos para começarem às 15h30. Os blocos sairão pelas ruas a partir das 18h, com destino à Avenida 85.
Ao longo da avenida, 15 pessoas ficarão fixas próximas, sendo uma responsável por duas lixeiras, fazendo a troca dos sacos plásticos assim que os recipientes estiverem cheios. A limpeza pós-evento tem previsão de ser finalizada à meia-noite e, no domingo, a equipe do dia faz os reparos necessários.
Além da Avenida 85, a Comurg vai monitorar, entre outras, as avenidas T-3 e T-2, no Setor Bueno, Alameda Dom Emanuel Gomes e ruas 146, 137 e Dr. Hugo Bril, no Setor Marista, e Rua C-232, no Jardim América.
Descarte irregular
A Comurg informa que, durante o carnaval, pode ocorrer um aumento significativo do volume de lixo nas ruas, com grande parte proveniente do descarte irregular feito pelos foliões. Esse comportamento pode prejudicar a coleta, entupir bueiros e aumentar o risco de enchentes durante as chuvas.
Segundo a Companhia, o aumento pode chegar a até 10% após as atividades carnavalescas. No carnaval de 2024, a companhia retirou 26 mil quilos de lixo, gerados em seis dias de festas. Os bairros que geraram maior volume de resíduos foram os setores Central, Universitário, Sul e Oeste. A Companhia também recolheu 1.850 quilos de materiais recicláveis, que foram encaminhados para as cooperativas.