Segundo uma pesquisa realizada em 2022 por uma pesquisadora do Instituto do Sono, 65% dos brasileiros não têm boas noites de sono. A apneia do sono, que afeta cerca de um terço da população adulta, pode levar a complicações graves, como doenças cardíacas. Já a insônia crônica e a síndrome das pernas inquietas impactam significativamente o bem-estar e a qualidade de vida.
Em Goiânia, uma importante iniciativa será promovida pela Regional Centro-Oeste do Sono como parte da campanha educativa reconhecida internacionalmente da Academia Brasileira do Sono. Em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein Goiânia, no dia 14 de março, às 11 horas, a Medicina Diagnóstica (MDA) sedia um evento aberto ao público, de forma gratuita, e aos profissionais da unidade hospitalar contemplando a orientação sobre a qualidade do sono, as principais doenças do sono, como fazer para investigar, o preenchimento de um questionário sobre o sono e a distribuição de cartilhas informativas.
De acordo com a médica neurologista, neurofisiologista e especialista em sono do Einstein Goiânia, Giuliana Macedo, a iniciativa envolve centenas de profissionais da saúde que compartilharão informações qualificadas e novidades sobre pesquisas relacionadas ao sono. “ O objetivo dessa ação é de caráter informativo educativo, orientando toda a questão da qualidade do sono. A gente aplica questionário de qualidade de sono em todas as pessoas que passarem no espaço, faz a divulgação da cartilha do sono, que tem todas as recomendações, levando esclarecimentos sobre distúrbios do sono e práticas para melhorar a qualidade do descanso”.
Semana do Sono 2025
A programação proposta pela Academia Brasileira do Sono, entre os dias 14 e 20 de março, tem o objetivo de conscientizar e levar informação à população. Com o tema "Faça da saúde do sono uma prioridade", o evento busca conscientizar a população sobre a relevância do sono para a saúde física e mental, promovendo ações presenciais e on-line em diversas cidades do país.
Serviço:
Semana do Sono 2025
Data: 14 de março
Horário: 11h às 12h
Local: Hospital Israelita Albert Einstein Goiânia – 1º andar