02/09/2020 às 13h37min - Atualizada em 02/09/2020 às 14h42min

TI é o setor que mais cresce em demandas por profissionais durante a pandemia

Tecnologia da Informação está em franca expansão e oferece diversas possibilidades no mercado profissional     

As grandes, médias, pequenas e microempresas vivem hoje uma nova realidade devido o surgimento da pandemia da Covid-19 e, com o isolamento social e as outras orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), milhões de colaboradores tiveram que trabalhar de suas próprias residências.

O “novo normal” corporativo passou a contar ainda mais com o home office e as organizações estão apostando todas as suas fichas nas plataformas e programas ligados às “nuvens”. Outra tendência que estamos acompanhando é a criação de hotsites individuais ou coletivos para vendas de produtos que vão do setor de beleza até os famosos eletroeletrônicos.

O uso da inteligência artificial também é um caminho sem volta e cresce exponencialmente, assim como o business intelligence, big data e ciência de dados. Com este cenário mundial, os profissionais da área de Tecnologia da Informação estão sendo ainda mais requisitados. Durante a quarentena, as pessoas também utilizaram seu tempo para o entretenimento e a indústria dos jogos digitais ganhou mais força nos games, na educação e no RH.

O setor de tecnologia é um dos que mais cresce no Brasil e no mundo. Segundo dados do Banco Mundial, até 2024 haverá a criação de novas 420 mil vagas na área de Tecnologia da Informação. O crescimento do número de oportunidades, porém, ainda é razoável se comparado ao aumento significativo do uso da tecnologia. Na visão de Saul Matuzinhos, professor e coordenador do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Estácio de Goiás, a demanda por mão de obra qualificada será ainda maior, o que certamente gerará ótimas oportunidades para egressos dos cursos da área.

No Brasil, atualmente, o déficit é de aproximadamente 200 mil vagas, podendo chegar em 2024, a até 620 mil. Em qualquer lugar do Planeta, os cursos de TI são os mais procurados. “O país caminha cada vez mais nesta direção. Já temos, por exemplo, renomadas empresas de desenvolvimento de software em todas as nossas regiões brasileiras. Temos grande potencial na área”, explica o especialista.

O setor de TI oferece várias possibilidades para quem pretende atuar no mercado. O profissional da área encontra oportunidades de trabalho em todos os setores da economia, tanto no setor privado quanto no público, incluindo o transporte, as empresas de telecom, a indústria, o comércio, a saúde, o entretenimento, entre outros. “Os cursos desta área ainda não são tradição aqui no Brasil, diferentemente do que acontece nos outros países e, por conta disso, é bem comum que os cidadãos não saibam qual é a diferença entre esses cursos e quais serão suas funções.  O que um pretendente pode fazer antes de escolher o seu caminho profissional é acessar o site da Estácio e conhecer sobre cada atividade, cada profissão”, aconselha Saul.

O Ministério da Educação (MEC) organizou um catálogo com dezoito cursos superiores para a Área da Tecnologia da Informação, sendo 4 bacharelados e quatorze Cursos Superiores de Tecnologia (CSTs). A Estácio oferece dez deles, sendo 3 de bacharelados e 7 cursos superiores de tecnologia. Eles são divididos nas modalidades presencial e EaD. Inclusive, o curso de Análise de Desenvolvimento de Sistema presencial da Estácio é nota 5 no MEC.

Ainda segundo Saul Matuzinhos, os cursos da Estácio Goiás disponibilizam novos temas que são tendências no ramo de tecnologia da informação, como Internet das Coisas, Computação em nuvem e programação em Phyton, muito utilizada no setor de segurança da informação. Além disso, muito da literatura específica de TI está em inglês e não é encontrada facilmente no Brasil. Para facilitar o acesso a estes livros, a biblioteca da Estácio oferece aos alunos o que há de melhor e mais atual em materiais para complementar o aprendizado. Além das bibliotecas convencionais, a instituição possui convênios com os principais sistemas de Biblioteca Virtual do País, permitindo que seus estudantes acessem aos livros em qualquer local e a qualquer hora, sem custo adicional.

Fique por dentro dos cursos de TI da Estácio e conheça as principais diferenças:

Bacharelado

Engenharia da Computação: passa pelo ciclo básico das engenharias, porém é mais voltado para computação e eletrônica. É focado em desenvolvimento de soluções de robótica e automação.

Ciência da Computação: dos cursos de TI é o que se destaca com a maior carga de conhecimento teórico. Nele, o estudante passa a ter uma visão analítica, com mais disciplinas da área de matemática e fundamentos do funcionamento da computação. Ele possui uma forte ênfase ainda no desenvolvimento de sistemas especialistas e programação avançada.

Sistema de Informação: focado no desenvolvimento, documentação, implantação e soluções de TI normalmente voltadas à automação de fluxos de trabalho. Também dá destaque à identificação de modelagem e gestão.

Cursos Superiores de Tecnologia (CST)

Jogos Digitais: ênfase no desenvolvimento de jogos digitais e de tabuleiros. Entre as áreas de atuação encontram-se a indústria de entretenimento, empresas de comunicação, editoras, instituições de ensino (pedagogia) e RH.

Rede de computadores: voltado ao estudo de redes de computadores e aos detalhes de seu funcionamento. Geralmente, o aluno que procura esse curso tem interesse em trabalhar em alguma companhia de telecomunicações, mas a disponibilidade de vagas é tão ampla quanto à dos demais cursos.

Banco de Dados: a ideia é formar profissionais capazes de desenvolver soluções em sistemas de banco de dados e também àquelas pessoas interessadas em gestão dos sistemas.

Defesa Cibernética:  é focado na compreensão e detecção de ataques cibernéticos, bem como contramedidas em caso de ocorrências de ataques. Trabalha com a segurança da informação.

Análise De Desenvolvimento De Sistemas: se concentra na implementação e documentação de soluções de software, normalmente voltados à automação de fluxos de trabalho.

Gestão de Tecnologia da Informação: neste curso, o aluno se concentra mais em gestão da tecnologia por meio de modelagem e implementação de novos processos focados em serviços de tecnologia e sua governança.

Sistema para Internet: focado também no desenvolvimento de software, mas com destaque para soluções para web.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.