A Prefeitura de Goiânia vai atuar para coibir a ação de vândalos que, além de sujar a cidade, provocam danos ao patrimônio público. É o caso de um dos oito ecopontos provisórios entregues nesta sexta-feira (21/3) pelo prefeito Sandro Mabel. Apesar de a iniciativa garantir uma maior comodidade e limpeza da cidade, uma vez que estes passam a integrar a rota regular de coleta, uma das placas foi intencionalmente destruída ainda na fase de implementação do projeto, atitude que incorre como dano ao patrimônio público. A Agência Municipal do Meio Ambiente está organizando a troca da placa e a Prefeitura anunciou que intensificará a fiscalização nos locais.
A presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), Zilma Peixoto, explica que, além do reforço da fiscalização, a Prefeitura estuda manter um servidor operacional em cada um dos pontos, para orientar sobre o descarte correto e também evitar atitudes que possam causar danos ao patrimônio público e ao meio ambiente, além de buscar fazer uso de câmeras de vigilância. "Desrespeitar o investimento que estamos fazendo na maior comodidade para a população é desrespeitar o próximo, o meio ambiente e a si mesmo" afirmou a gestora. "A prefeitura é tolerância zero para os crimes ambientais e também para o dano ao patrimônio público" reforçou.
As infrações ambientais são passíveis de multa a partir de R$ 5 mil, além da apreensão do equipamento utilizado para cometer o crime. Já a depredação ao patrimônio público é passível de multa e/ou detenção de seis meses a três anos. Denúncias podem ser feitas para a Guarda Civil Metropolitana por meio do 153 e denúncias relacionadas ao meio ambiente podem ser feitas para a Amma por meio dos telefones 3524-2121/2125 ou 2115.
Os oito pontos oficiais para o descarte de lixo inorgânico pela população se juntaram aos Ecopontos já existentes. São locais voltados para os pequenos produtores de resíduos (máximo de uma carretinha por pessoa) e foram escolhidos após levantamento das áreas em que já havia o maior descarte irregular entre os setores.