Adriana Accorsi candidata a prefeita pelo PT Goiânia — Foto: Vanessa Martins/G1
O Partido dos Trabalhadores (PT) oficializou o nome da delegada de Polícia Civil Adriana Accorsi como candidata a prefeita de Goiânia nas eleições municipais de novembro. A deliberação ocorreu durante convenção realizada na sede do partido, com transmissão ao vivo por meio das redes sociais, na quarta-feira (16).
Adriana, de 47 anos, disputa a prefeitura da capital pela segunda vez. Ela é natural de Itapuranga, cidade a 160 km da capital. Atualmente, exerce o segundo mandato de deputada estadual pelo PT, que termina em 2023.
O candidato a vice-prefeito é o professor Pedro Wilson, que também é filiado ao PT. A sua biografia política registra um mandato de vereador em Goiânia e dois mandatos de deputado federal por Goiás, além de ter sido prefeito de Goiânia entre 2001 e 2004.
Alysson Lima é candidato a prefeito pelo partido Solidariedade Goiás — Foto: Reprodução/Facebook
O Solidariedade (SDD) oficializou o nome do deputado estadual Alysson Lima como candidato à Prefeitura de Goiânia durante convenção realizada na quarta-feira (16).
Alysson Lima disputa a prefeitura da capital pela primeira vez. Ele é nascido em Londrina (PR), tem 45 anos e é jornalista. Ele foi apresentador de televisão até ser eleito vereador por Goiânia. Atualmente, cumpre seu segundo mandado como deputado estadual.
O candidato a vice-prefeito a chapa será o coronel da Polícia Militar José Augusto de Oliveira.
Professor Antônio Vieira é candidato pelo PCB à Prefeitura de Goiânia — Foto: Reprodução/Facebook
O Partido Comunista Brasileiro (PCB) oficializou o nome do professor Antônio Vieira Neto como candidato a prefeito de Goiânia nas eleições municipais de novembro. A deliberação ocorreu durante convenção virtual realizada na terça-feira (15).Docente da rede municipal de Goiânia, Antônio já disputou uma eleição como candidato a senador pelo partido em 2014, e está será a primeira campanha para prefeito. Ele tem 44 anos, natural de Goiânia, e é formado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG).
Sobre as propostas que vai apresentar à capital durante a campanha, o professor diz que versam sobre mais acessos aos serviços públicos com mais igualdade para a população.
"Por uma Goiânia planejada pelos trabalhadores e para os trabalhadores, pela construção do poder popular e rumo ao socialismo", afirma.
O partido escolheu o educador popular e trabalhador administrativo Guilherme Martes Martins e também filiado ao PCB. Atualmente é professor de História e coordenador no projeto de extensão popular vinculado à UFG, Cursinho Popular Comunidade FazArte.
Advogado Cristiano Cunha é candidato a prefeito de Goiânia pelo Partido Verde — Foto: Reprodução/Cristiano Cunha
O Partido Verde (PV) oficializou o nome do advogado Cristiano Cunha como candidato à Prefeitura de Goiânia nas eleições municipais de novembro. A deliberação ocorreu durante convenção realizada na quarta-feira (16).
Cristiano Cunha disputa a prefeitura da capital pela primeira vez. Ele é presidente estadual do partido e será acompanhado pelo ator e diretor de teatro Carlos Moreira, também filiado ao PV, como candidato a vice-prefeito.
Ele foi secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Trindade e secretário da Prefeitura de Goiânia.
Vereadora Cristina Lopes candidata à Prefeitura de Goiânia pelo PL — Foto: Reprodução/Câmara de Vereadores
O Partido Liberal (PL) oficializou, nesta quarta-feira (16), os nomes dos candidatos aos cargos de prefeito e vice-prefeito de Goiânia. A chapa é pura e encabeçada pela vereadora Cristina Lopes, tendo como vice o coronel da reserva do Corpo de Bombeiros Luis Rosa.
Uma decisão de 1º grau considerou a candidata inapta. A defesa dela informou que recorrerá ao TRE-GO.
Em disputa judicial após o fim da convenção, quando a candidatura foi retirada em 17 de setembro, a vereadora entrou com Requerimento de Registro de Candidatura Individual (RRCI) na terça-feira (2) e aguarda julgamento.
Até sair a decisão da Justiça Eleitoral, a advogada da vereadora, Nara Bueno, afirma que a parlamentar continua sendo candidata. A direção do diretório metropolitano, por sua vez, afirma que ela não será candidata pelo PL e vai recorrer.
A convenção que tornou oficial os nomes dos candidatos ocorreu de forma presencial no auditório do Instituto Rodolfo Sousa, no Setor Central, em Goiânia.
Cristina é natural de Cianorte, no Paraná, mas fez nome na carreira política em Goiânia. Aos 55 anos, é a primeira vez que ela disputa a prefeitura.
A vereadora é formada em educação física e fisioterapia, com especialidade em dermatologia funcional. Com essa formação, ela atuou por mais de 20 anos no Serviço de Saúde Referência em Queimadura de Goiás e foi uma das fundadoras do Núcleo de Proteção aos Queimados.
Deputado federal de Goiás Elias Vaz — Foto: Reprodução/ Facebook
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) oficializou o nome do deputado federal Elias Vaz como candidato à Prefeitura de Goiânia nas eleições municipais de novembro. A deliberação ocorreu durante convenção online realizada na quarta-feira (15).
O candidato a vice-prefeito é o empresário Genival Naves de Oliveira, primeiro vice-presidente do PDT em Goiânia. A convenção do partido aprovou a sua indicação na quarta-feira (16).
Elias disputa a prefeitura da capital pela primeira vez. Ele nasceu em Goiânia, tem 54 anos e é técnico em eletromecânica e bacharel em direito. Elias foi foi eleito vereador da capital por cinco vezes. Atualmente, cumpre seu primeiro mandato como deputado federal.
Estudante de economia Fábio Junior foi escolhido como candidato da Unidade Popular, em Goiás — Foto: Fábio Junior/Arquivo Pessoal
O Partido Unidade Popular (UP) oficializou o nome do estudante Fábio Antonio de Oliveira Junior como candidato à Prefeitura de Goiânia durante convenção virtual realizada no sábado (5).
Fábio Junior é o primeiro candidato a disputar a eleição para o Paço pela Unidade Popular, já que a sigla só foi legalizada em dezembro de 2019 pelo Tribunal Superior Eleitoral. Ele tem 25 anos, é estudante de economia na Universidade Federal de Goiás (UFG) e motorista de aplicativo.
A vendedora Allyne Marinho, também da UP, foi escolhida como candidata ao cargo de vice-prefeita.
Gustavo Gayer é candidato a prefeito pelo Democracia Cristã — Foto: Reprodução/Facebook
O Partido Democracia Cristã (DC) oficializou o nome do estudante Gustavo Gayer como candidato à Prefeitura de Goiânia durante convenção realizada na terça-feira (15).
Gustavo Gayer vai disputar a prefeitura de Goiânia pela primeira vez. Ele tem 39 anos, é professor de inglês, empresário, ativista e comentarista político.
O partido escolheu o presidente estadual da sigla, Alexandre Magalhães, para o cargo de vice-prefeito.
Maguito Vilela foi escolhido pelo MDB para disputar a Prefeitura de Goiânia — Foto: Adriano Zago/G1
O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) oficializou o nome de Maguito Vilela como candidato à Prefeitura de Goiânia durante convenção realizada em sistema drive-thru, na terça-feira (15).
Maguito disputa a prefeitura da capital pela primeira vez. Ele é natural de Jataí, tem 71 anos e é advogado de profissão. Já foi eleito vereador, deputado estadual e federal, vice-governador, governador, senador e prefeito de Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital.
Para vice na chapa, foi escolhido o nome do vereador Rogério Cruz (Republicanos).
Manu Jacob é a candidata do PSOL à Prefeitura de Goiânia Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) oficializou o nome da professora Manu Jacob como candidata à Prefeitura de Goiânia durante convenção virtual realizada em 31 de agosto.
Manu Jacob foi a primeira candidata anunciada para a disputa eleitoral deste ano na capital. Ela tem 34 anos, é professora e mestre em Educação.
Durante a convenção, também foi escolhido o nome do arquiteto e urbanista Luis Felipe Aguiar, também do PSOL, como candidato à vice na chapa.
Major Araújo foi escolhido como candidato a prefeito de Goiânia pelo PSL, Goiás — Foto: Divulgação/Major Araújo
O Partido Social Liberal (PSL) oficializou o nome do policial militar Júnio Alves Araújo, mais conhecido na política como Major Araújo, como candidato à Prefeitura de Goiânia durante convenção realizada no domingo (13).
Major Araújo vai disputar o cargo de prefeito pela primeira vez na carreira política. Ele tem 54 anos e é major da Polícia Militar de Goiás. O político exerce atualmente o terceiro mandato de deputado estadual.
O partido escolheu a pastora Rose Castelo como candidata à vice-prefeita da chapa.
Samuel Almeida (Pros) candidato à Prefeitura de Goiânia nas Eleições 2020 — Foto: Divulgação
O Partido Republicano da Ordem Social (Pros) anunciou o nome de Samuel Almeida como candidato à Prefeitura de Goiânia durante convenção em 10 de setembro. Como vice da chapa, o nome escolhido foi do vereador de Goiânia Felisberto Tavares (Podemos). Ambos concorrem pela primeira vez aos respectivos cargos.
Natural de Itaguaru, no centro de Goiás, Samuel tem 47 anos. Ele começou a carreira política aos 25, como deputado estadual. Com graduação em direito, o político já atuou em cargos administrativos da gestão pública, tendo sido secretário e assessor do atual prefeito da capital, Iris Rezende (MDB).
O empresário Marcelo Freitas, do PRTB, foi escolhido como vice-prefeito na chapa.
Talles Barreto, candidato a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB Goiás — Foto: Divulgação/PSDB
O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) oficializou o nome do deputado estadual Talles Barreto como candidato à Prefeitura de Goiânia durante convenção na noite de sexta-feira (11).
Talles Barreto disputa a prefeitura de Goiânia pela primeira vez. Ele tem 50 anos, é advogado de profissão e atualmente exerce o terceiro mandato de deputado estadual pelo partido.
O partido escolheu a comerciante Meirinha Valle como vice na chapa do PSDB.
Vanderlan Cardoso é o candidato do PSD à Prefeitura de Goiânia, em Goiás — Foto: Reprodução/Vanderlan Cardoso
O Partido Social Democrático (PSD) oficializou o nome do senador Vanderlan Cardoso como candidato à Prefeitura de Goiânia nas eleições municipais de novembro. A deliberação ocorreu durante convenção realizada na sede da sigla, na quarta-feira (16).
Vanderlan nasceu em Iporá, na região oeste de Goiás, tem 57 anos e é empresário. Ele foi prefeito de Senador Canedo, na Região Metropolitana de Goiânia, por dois mandatos, entre 2005 e 2010.
Eleito senador nas últimas eleições, o político pode exercer o mandato de parlamentar até 2026. Vanderlan disputa a prefeitura da capital pela segunda vez, sendo que a primeira foi em 2016.
A convenção também oficializou o empresário Wilder Morais (PSC) como candidato a vice-prefeito na chapa do PSD. Morais desistiu da candidatura própria para compor a aliança com Vanderlan, segundo a presidente do partido em Goiânia, vereadora Leia Klébia.
Vinícius Gomes da Paixão, candidato do PCO à Prefeitura de Goiânia — Foto: Reprodução/TSE
O Partido da Causa Operária (PCO) oficializou Vinícius Gomes da Paixão como candidato à Prefeitura de Goiânia. A convenção foi realizada de forma online no dia 16 de setembro.
O candidato a vice-prefeito é Tales de Castro Martins, do mesmo partido.
Virmondes Cruvinel é candidato a prefeito de Goiânia pelo Cidadania Goiás — Foto: Reprodução/Youtube
O Partido Cidadania (Cidadania) oficializou o nome do procurador do estado Virmondes Cruvinel como candidato à Prefeitura de Goiânia nas eleições municipais de novembro. A deliberação ocorreu durante convenção realizada pela internet na quarta-feira (16).
Virmondes Cruvinel disputa a prefeitura da capital pela primeira vez e será acompanhado pela economista Julimária Sousa como candidata a vice-prefeita.
O procurador, de 40 anos, é natural de Goiânia e atualmente exerce o segundo mandato de deputado estadual, que termina em 2023