Daniel Vilela se destaca como o candidato favorito nas eleições estaduais em Goiás, de acordo com pesquisa realizada pela Futura Inteligência.
Em simulações para o 1º turno, Vilela lidera com 30,5% a 33,8% das intenções de voto e, em cenários de 2º turno, supera 50% em todas as simulações contra candidatos como Marconi Perillo e Adriana Accorsi.
Além disso, mais de 71% da população avalia positivamente o governo estadual, com alta aprovação do governador Ronaldo Caiado.
Contrapõe-se a isso uma percepção negativa sobre o governo federal, com 56,2% da população avaliando o presidente Lula de forma desfavorável.
Daniel Vilela é favorito entre os possíveis candidatos à eleição estadual em Goiás. É o que mostra “Avaliação Estadual – Goías”, levantamento realizado pela Futura Inteligência, empresa da Apex Partners. Vilela fica à frente de Marconi Perillo nos dois cenários traçados para 1º turno e vence em todas as cinco simulações de 2º turno.
Em um cenário de 1º turno considerando Daniel Vilela, Marconi Perillo, Gustavo Gayer, Vanderlan Cardoso e Adriana Accorsi como candidatos, Vilela lidera com 30,5% das intenções de voto. Já na simulação que inclui Wilder Morais entre as opções e desconsidera Gayer, Vilela recebe 33,8% das intenções de votos.
Vilela supera o percentual de 50% em todas as simulações de 2º turno: recebe 52,6% das intenções de voto contra 30,3% de Marconi Perillo; 59,9% contra 16% de Adriana Accorsi; 58,7% versus 17,8% de Gustavo Gayer; 57,6% versus 18,7% de Vanderlan Cardoso e 60,9% contra 14,6% de Wilder Morais.
A pesquisa ouviu 800 pessoas, entre os dias 18 e 25 de março, e também trouxe as simulações para a eleição presidencial. Considerando apenas o 1º turno, Ronaldo Caiado, atual governador do estado de Goiás, aparece empatado em uma das simulações com Jair Bolsonaro: 34,8% e 35,1%, respectivamente. Em todas as demais, Caiado lidera as intenções de voto.
Avaliação da população
De acordo com a pesquisa, mais de 71% dos moradores de Goiás avaliam positivamente o governo estadual e Caiado tem quase 85% de aprovação junto à população. O tema segurança pública é um quesito de destaque comparando com a média nacional: 37,1% dos moradores avaliam como “ótimo ou bom”, contra 18,1% de aprovação no Brasil. Por outro lado, saúde pública é vista como um ponto crítico: apenas 11,2% consideram o serviço “ótimo ou bom” contra 16,6% na média nacional.
A economia também é um ponto de atenção: os itens criação de empregos, situação econômica e combate a alta dos preços apareceram com desempenho abaixo da média nacional. Além disso, a inflação foi o segundo tema apontado como prioritário pela população, a frente de educação e atrás de saúde.
Percepção do Governo Federal
A percepção dos moradores de Goiás sobre a atuação dos Três Poderes e do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, é mais negativa do que no restante do país. A presidência é avaliada como “ruim ou péssima” por 55,1% da população do estado, contra 52,2% na média nacional; 49,9% têm uma percepção negativa do Congresso Nacional, enquanto na média nacional o percentual é de 43,2%; e 49,5% avaliam negativamente o Supremo Tribunal Federal, contra 43,8% no restante do país.
O presidente Lula é avaliado como “ruim ou péssimo” por 56,2%, contra 52,6% da média nacional. O índice de aprovação também é mais baixo: 29,7% ante 37% na média nacional.
Acesse a íntegra da pesquisa aqui: anexo 1.pdf |