Em Goiânia, motoristas estão sendo monitorados por 12 câmeras 360º, que identificam infrações como o uso de celular ao volante.
Até abril, outras 56 câmeras serão instaladas. A multa para o uso do celular é de R$ 293,47 e gera 7 pontos na CNH. O sistema será operado por uma equipe de dez agentes de trânsito, que também checarão outras irregularidades.
Além disso, 37 novos radares foram colocados em operação, com mais 95 previstos para o mês.
Motoristas de Goiânia agora estão sendo monitorados por câmeras 360º com tecnologia avançada, capazes de identificar infrações como o uso de celular ao volante. Nesta primeira fase, 12 câmeras inteligentes já foram instaladas em pontos estratégicos da capital, como na esquina da T-9 com a Avenida 85, na Avenida T-10 com a T-3 e em três locais da Avenida Assis Chateaubriand. A expectativa é que até o fim de abril outras 56 unidades entrem em operação, ampliando a cobertura da fiscalização.
Em entrevista à TV Anhanguera, o secretário de Engenharia de Trânsito de Goiânia, Tarcísio de Abreu, reforçou que qualquer manuseio de celular enquanto se dirige é considerado infração.
“Se o motorista perde cinco segundos olhando para o celular a 80 km/h, ele percorre 100 metros sem prestar atenção no trânsito. Isso representa um grande risco,” alertou o secretário.
De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), ao ser flagrado utilizando o celular, o motorista terá a infração registrada automaticamente. A multa será enviada ao condutor, acompanhada das imagens captadas pelas câmeras, que servem como prova da infração.
A penalidade para quem for flagrado manuseando o celular ao volante é uma multa de R$ 293,47, além de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Segundo a secretaria, a meta é reduzir a taxa de mortalidade no trânsito, especialmente em casos provocados por desatenção e desrespeito às normas básicas de segurança.
Além das câmeras 360º, a Prefeitura de Goiânia também colocou em funcionamento 37 novos radares, que começaram a operar nesta segunda-feira (31). A previsão é que até o final do mês mais 95 equipamentos de fiscalização sejam instalados em diversos pontos da cidade, reforçando o controle e a segurança no trânsito da capital.