O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), de responsabilidade do Governo de Goiás, é o primeiro hospital do estado e a primeira unidade 100% SUS do Centro-Oeste a conquistar a certificação Qmentum Internacional – Nível Diamante. A unidade de saúde atingiu o nível Diamond, o mais alto da metodologia, um feito alcançado por apenas 13 hospitais públicos no Brasil.
A acreditação é um processo voluntário de avaliação externa, conduzido por uma organização independente, que verifica periodicamente se a instituição atende aos padrões internacionais de qualidade na prestação de serviços de saúde. "Esse reconhecimento atesta a excelência da instituição na gestão da qualidade e na segurança assistencial, reafirmando o compromisso do Governo de Goiás com a eficiência e a melhoria contínua dos serviços prestados à comunidade", avalia o secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos.
Entre os benefícios dessa certificação estão a integração e o aprimoramento das melhores práticas internacionais, a redução de riscos relacionados à segurança do paciente, a avaliação contínua de indicadores de desempenho e resultados, além da promoção de um ambiente de trabalho mais eficiente. A acreditação também reforça o compromisso com o cuidado centrado na pessoa, contemplando pacientes, familiares e profissionais de saúde.
Inovação
Além da certificação, o Crer também inaugurou na última quarta-feira (2/4) o novo Centro de Comando do Núcleo Interno de Regulação, uma estrutura inovadora projetada para otimizar o atendimento e aprimorar a gestão de recursos internos. Com tecnologia de ponta, o centro tem como objetivo centralizar a regulação dos atendimentos, promovendo uma administração mais eficiente dos leitos e garantindo um fluxo ágil e organizado para os pacientes.
A gerente do Núcleo Interno de Regulação, Wanessa Barcelos, destaca que a nova estrutura trará avanços significativos na comunicação entre as equipes assistenciais, tornando os processos mais ágeis e assertivos. "Com a gestão das informações em tempo real, a comunicação será mais rápida e eficaz tanto com os clientes internos quanto com a regulação, oportunizando maior eficiência operacional, tomada de decisão célere e assertiva e melhor atendimento e segurança para pacientes e colaboradores", ressalta.