Uma das siamesas que vieram de São Paulo para serem separadas em Goiás faleceu, segundo a família. A morte de Kiraz, de 1 ano e seis meses, foi confirmada pelo pai nesta segunda-feira (19). Ela e a irmã Aruana viajaram até Goiânia para que o procedimento fosse realizado pelo médico Zacharias Calil, no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad).
A causa da morte de Kiraz ainda não foi divulgada. O g1 entrou em contato com o hospital, onde as duas estavam internadas em estado grave, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
As gêmeas eram unidas pelo tórax, abdômen e bacia. Elas foram separadas em 11 de maio em uma cirurgia que durou 19 horas.
O procedimento contou com a participação de 16 especialistas e com uma equipe multidisciplinar de 50 profissionais. A preparação para o procedimento começou há 6 meses, quando foi realizada a primeira cirurgia de pré-separação, onde as meninas receberam expansores de pele.
"São cerca de 16 profissionais envolvidos, entre eles quatro anestesistas, residentes, três urologias, pediatras e ortopedistas. A cirurgia tem um custo de mais de R$ 2 milhões e é custeada totalmente pelo SUS", pontuou Zacharias.
O cirurgião considerou o procedimento muito complexo e destacou que somente a retirada da terceira perna durou cerca de três horas.