02/12/2021 às 09h26min - Atualizada em 02/12/2021 às 09h26min

Principais cidades turísticas de Goiás cancelam festas de Ano Novo com medo da Ômicron

Com três casos já confirmados da variante Ômicron do novo coronavírus no Brasil, municípios vêm repensando os festejos de final de ano. Este é o caso de cidades turísticas como Pirenópolis, Caldas Novas e Goiás, que já anunciaram o cancelamento dos eventos de Réveillon, a exemplo de outras cidades como Salvador, Belo Horizonte, Florianópolis e Brasília. Ao jornal O Hoje, o prefeito da cidade de Goiás, Aderson Liberato Gouvea, declarou que, diante do surgimento da nova variante e do cenário epidemiológico, a prefeitura já decidiu que não realizará eventos públicos na data. “Decidimos, também seguindo os demais municípios, a não realizar eventos públicos pela prefeitura na virada de ano. Com relação ao Carnaval, que está um pouquinho mais longe, ainda estamos analisando, mas já está definido que o Réveillon, com a tradicional queima de fogos e um evento com show, não será realizado”, afirmou.

O prefeito destacou ainda que a Prefeitura de Goiás está trabalhando para definir como ficará o Decreto Municipal. “Estamos verificando como ficarão as festas privadas. A tendência é que estas festas possam acontecer, mas dentro de um padrão de segurança”, finalizou Aderson. No caso de Caldas Novas, a prefeitura realizou alterações na programação de fim de ano no município após sugestão da Secretaria de Saúde do Município. De acordo com o secretário de Turismo, Daniel Ribas, não haverá apresentações musicais e culturais durante as festividades de Natal e Ano Novo. “Apesar de estarmos em um cenário estável referente ao número de casos, ao quantitativo de mortes e à necessidade de internação de Covid-19, precisamos pensar de forma antecipada quando se trata desse vírus, e é por isso que não iremos realizar nenhuma celebração na esfera pública de festividades de modo presencial no Natal e Reveillon, em Caldas Novas, incluindo a tradicional queima de fogos na virada do ano”, declarou Daniel Ribas. Mesmo sem os eventos, o secretário pontuou que haverá decoração natalina nos principais pontos turísticos da cidade e que continua vigente o atual decreto que limita a capacidade de ocupação de hotéis, parques, bares, restaurantes e eventos em 75%. Segundo relatório da Vigilância Epidemiológica, os casos de Covid-19, caíram 66% em outubro em relação a novembro e os óbitos caíram 85,7% no mesmo período. Já a média móvel do município, se mantém abaixo de cinco casos ao dia, desde o dia 30 de outubro. “Os números estão controlados, porém, estamos em constante análise para não sermos surpreendidos”, ressaltou o secretário de Saúde, Cláudio Costa. Em Pirenópolis, a prefeitura confirmou que não irá promover nenhuma festa pública de Réveillon. De acordo com o secretário de Saúde do Município, Hisham Hamida, o surgimento da nova variante é motivo de preocupação neste sentido. “Temos acompanhado o cenário epidemiológico e a nova variante ela nos causa uma preocupação. O município já tinha adotado algumas medidas para a realização de eventos, onde é exigido o certificado de comprovação do esquema vacinal completo para que a pessoa possa participar desses eventos, além do reforço da utilização de máscaras, do álcool em gel e do distanciamento social”, afirmou. O secretário destacou ainda que o cenário continuará sendo acompanhado para orientar a gestão municipal com objetivo de preservar a vida de todos e que algumas medidas mais rígidas poderão ser adotadas de acordo com a mudança na situação epidemiológica, tanto para realização das festividades no final do ano quanto para o Carnaval de 2022. Fonte:  O Hoje


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.