23/03/2022 às 20h13min - Atualizada em 23/03/2022 às 20h24min

Mais de 604 mil pessoas estão com a segunda dose contra Covid atrasada; levantamento aponta problema no reforço vacinal

Dados são de um levantamento feito pelo PNI com informações de 95% dos municípios. 'Você precisa da dose de reforço para manter essa proteção', lembra superintendente de imunizações.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2022/03/23/mais-de-604-mil-pessoas-estao-com-a-segunda-dose-contra-covid-atrasada-levantamento-aponta-problema-no-reforco-vacinal.ghtml

Dados são de um levantamento feito pelo PNI com informações de 95% dos municípios. 'Você precisa da dose de reforço para manter essa proteção', lembra superintendente de imunizações. Mais de 600 mil pernambucanos estão com dose de reforço atrasada
Um levantamento feito pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) com informações de 95% dos municípios pernambucanos aponta que 604.940 pessoas estão com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 atrasada. o PNI também aponta problema no reforço vacinal. Nesta quarta (23), estado recebeu mais doses para crianças. (veja vídeo acima).
Esse trabalho feito com dados do PNI mostra o público que não participou da segunda etapa da campanha, de acordo com cada fabricante de vacina.

O levantamento do PNI mostra, por exemplo, que 214.839 pessoas não tomaram a segunda dose de Astrazeneca. A segunda fase da aplicação desse imunizante deve ocorrer 90 dias depois da primeira dose.
Com relação ao imunizante da Coronavac, são 147.362 pessoas que não tomaram a segunda dose. Nesse caso, a segunda fase da imunização deve ocorrer após 28 dias.
Além disso, 242.739 pessoas devem tomar a segunda dose do imunizante da Pfizer em Pernambuco, segundo o PNI. Esse fabricante exige segunda dose 60 dias após a primeira.
O levantamento feito com 101 dos 184 municípios do estado também aponta que 659.252 pessoas estão em atraso para reforço vacinal.
Esse número de cidades corresponde a 54% do total. No Recife, 364.214 pessoas não tomaram a dose de reforço.
Ana Catarina de Melo, superintendente de Imunizações de Pernambuco
Reprodução/TV Globo
A Superintendente de Imunizações de Pernambuco, Ana Catarina de Melo, disse que o governo recomendou que as prefeituras facilitem o acesso das pessoas às vacinas, acabando, por exemplo, com os agendamentos.
“Nesse momento, a gente precisa, de fato, que acabem os agendamentos. Hoje, a gente tem um grande volume de vacina e precisa ampliar os locais de vacinação. Precisamos ir para as áreas de difícil acesso, para tentar vacinar o maior volume de pessoas e melhorar essa cobertura da dose de reforço”, destacou.
Ana Catarina lembrou que a titulação de anticorpos cai entre quatro e seis meses depois do término das duas primeiras doses.
“Você precisa da dose de reforço para manter essa proteção. Quando tem ainda a transmissibilidade da doença, o vírus circulando, essa dose de reforço que vai garantir a não complicação e o óbito”, alertou.
Pessoas imunossuprimidas, além das três doses da vacina, precisam tomar mais uma, a quarta dose
Reprodução/TV Globo
Para as pessoas imunossuprimidas, ou seja, aquelas que têm a imunidade baixa, além das três doses da vacina é preciso tomar mais uma, a quarta dose. Ela deve ser aplicada quatro meses depois da última dose, independentemente do fabricante da vacina.
“Imonussuprimidos graves precisam fazer quatro doses da vacina. O esquema básico dele é composto por três doses e ai eles tomam mais uma dose de reforço. Eles precisam dessa quarta doses para manter a alta titulação de anticorpos”, lembrou.
Sandro Cavalcanti faz hemodiálise há oito meses e tomou a quarta dose em Jaboatão dos Guararapes
Reprodução/TV Globo
Em Jaboatão dos Guararapes, a secretaria de saúde está em busca das pessoas que precisam tomar a quarta dose e adotou algumas estratégias para facilitar o acesso delas à vacina. Quem faz hemodiálise, por exemplo, pode tomar a vacina dentro dos centros de tratamento.
Sandro Cavalcanti faz hemodiálise há oito meses e tomou a quarta dose no centro de tratamento renal, em Piedade.
“Quem rejeita a quarta dose está perdendo uma chance de vida. Apesar de fazer dialise, eu não quero perder essa chance. Eu tomo a quarta, a quinta, quantas tiverem eu pretendo tomar”, salientou.
Vacinas para crianças
Pernambuco recebeu, nesta quarta (23), a décima remessa de vacinas da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos, com 84.300 doses.
Os imunizantes seguiram para a sede do Programa Estadual de Imunização, onde passam pelo processo de checagem e conferência de temperatura e são separados para encaminhamento às 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres).
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Fonte: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2022/03/23/mais-de-604-mil-pessoas-estao-com-a-segunda-dose-contra-covid-atrasada-levantamento-aponta-problema-no-reforco-vacinal.ghtml

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.