29/03/2022 às 09h54min - Atualizada em 29/03/2022 às 09h54min

Mito ou fato: O bicarbonato de sódio branqueia os dentes?

Eis a resposta.

https://www.noticiasaominuto.com.br
© Shutterstock

Com isso em mente, o Instituto de Implantologia Português revela, em comunicado, algumas informações que importam esclarecer.

O bicarbonato de sódio branqueia os dentes

Vamos diretos ao assunto: este produto é, de fato, excelente para remover manchas, mas o melhor será mesmo mantê-lo pela roupa e não na sua boca. É verdade que o bicarbonato de sódio torna a superfície do dente mais limpa, mas atua sobretudo por um processo abrasivo. Ou seja: remove as manchas nos dentes, mas acaba por levar a um desgaste contínuo da superfície do esmalte.

Inevitavelmente esta situação leva a uma maior sensibilidade dentária e obrigará a pessoa a fazer tratamentos mais dispendiosos do que um branqueamento dentário bem orientado. Posto isto, não devemos utilizar este produto para branquear os nossos dentes.

A perda de dentes é uma consequência natural do envelhecimento

É normal associarmos a velhice a outros problemas do foro da saúde, mas tal não se aplica à saúde oral. Os nossos dentes, exceto os dentes de leite, não foram projetados para serem perdidos ao longo da vida. Normalmente, isto acontece devido à falta de prevenção, por não se realizarem os tratamentos indicados quando surge algum problema, mas, acima de tudo, está associado a uma rotina de higiene oral insuficiente. Assim, dizer-se que se está perdendo dentes porque a idade não parou de avançar, é mesmo um mito.

Os chicletes sem açúcar podem ajudar a evitar a cárie dentária

Para quem já cruzou com esta informação em algum momento e decidiu pô-la em prática, temos boas notícias: é mesmo verdade! Estes chicletes, sobretudo quando não conseguimos escovar os dentes após uma refeição, podem ser um ótimo complemento na nossa higiene oral. A principal vantagem é que estimulam o fluxo salivar. Um bom fluxo salivar é fundamental para a redução do risco de cárie. O aumento da saliva contribui para neutralizar os ácidos da cavidade oral e estimular a remineralização dos dentes. Contudo, caso não exista uma boa higiene oral, essses chicletes não fazem nenhum milagre. Quando utilizados, não devemos manter um chiclete por mais de 10 minutos na boca. O mastigar constante e a produção contínua de saliva vão enganar o estômago, o qual começa a gerar mais ácidos por pensar que está prestes a receber alimentos. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.