29/03/2022 às 11h27min - Atualizada em 29/03/2022 às 11h27min

Malte da indústria cervejeira pode se tornar biocombustível

Estudos estão sendo realizados com o bagaço do malte principal resíduo da produção de cerveja.

https://portalsustentabilidade.com

Estudos estão sendo realizados com o bagaço do malte principal resíduo da produção de cerveja.O malte é uma fonte de matéria prima da indústria cervejeira. No Brasil, a geração do resíduos desse cereal é significante, já que o país é o terceiro produtor da bebida no mundo.

A produção de 100 litros de cerveja usa 20 quilos de malte, atualmente. Pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Minas Gerais estão realizando estudos para transformar o bagaço do malte em biocombustivel.

Atualmente os estudos estão em fase inicial. Entretanto, os pesquisadores estão otimistas com as possiblidades. O subproduto do bagaço é composto principalmente por celulose, lignina e hemiceluilose.

Em síntese, esses componentes teriam grande potencial de gerar energia limpa e renovável. Segundo a professora Natália Maira Braga Oliveira, responsável pela pesquisa, o processo consiste em quebrar as moléculas e recombiná-las. O processo de quebra gera uma molécula de gás carbono.

Por fim, esse gás pode ser utilizado como combustível. A pesquisa está sendo feita por meio de pirólise, ou seja, decomposição térmica. Os testes buscam condições para que o biocombustivel possa ser utilizado em motores a combustão, como dos automóveis, por exemplo.

Como o bagaço do malte é gerado em alta escala, tornaria o biocombustível atrativo também economicamente. Além disso, com a técnica da pirólise, seria possível obter outros subprodutos do bio-óleo. Atualmente, o processo de obtenção de energia a partir do bagaço do malte é com a queima total em caldeiras.

No caso do bio-óleo em estudo, haveria um aumento em sua aplicabilidade e maior valor agregado, sendo assim melhor aproveitado o potencial energético da biomassa.

.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.