05/04/2022 às 17h39min - Atualizada em 05/04/2022 às 17h39min

Abertura do Centro Cultural Oscar Niemeyer para Visita Mediada conquista estudantes

Projeto do Governo de Goiás, através da Goiás Turismo, encanta alunos e professores, que destacam oportunidade de aprendizado ao conhecer os prédios do CCON, o contato direto com obras de arte, livros e palcos, além de desfrutar da Esplanada e da arquitetura das edificações

Os alunos do Curso Superior de Tecnologia em Produção Cênica da Escola do Futuro em Artes Basileu França foram apresentados a todos os espaços do Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) na manhã desta terça-feira (05/04). O passeio, que dura cerca de duas horas, começa com uma mini palestra no auditório do Monumento aos Direitos Humanos e a exibição de um vídeo mostrando o Centro Cultural. A excursão cultural tem início pelo prédio vermelho em formato de pirâmide. Em seguida, sobem as escadas para a Esplanada Juscelino Kubitschek e seguem para o próximo destino: o Museu de Arte Contemporânea, o MAC, onde os estudantes podem apreciar as obras expostas.


O grupo vai ao Palácio da Música Belkiss Spenziere, onde anda por trás do palco e pode entrar nos camarins. O Edifício Principal ou da Biblioteca, que abriga a famosa Cobertura, cenário usual de fotografias e filmagens profissionais e amadoras, é o último prédio da excursão, onde os estudantes ganham um tempo para fazer suas selfies e a tradicional fotografia da turma. Os alunos passam pelas bibliotecas adulto e infantil e pelos auditórios da edificação.
 

 

Os visitantes recebem um folheto contando um pouco da história do Centro Cultural carrega. A publicação fala sobre o arquiteto Oscar Niemeyer, que dá nome ao equipamento público, e sua obra. Mostra as edificações que compõem o CCON, explicando as funções de cada uma delas. E traz ainda os homenageados, que nomeiam as galerias de arte, bibliotecas, o Palácio da Música, os auditórios e a esplanada.  
O estudante Zé Mário de Araújo elogiou o passeio: “estou adorando e acho que deveria ter mais dessas visitas. O espaço é maravilhoso e a recepção com a gente aqui está sendo ótima!” Adriana Brito, professora de Teatro, acha essa interação essencial para a formação dos alunos: “é de extrema importância para eles conhecerem os espaços culturais, fazer contatos, interagir, produzir, apresentar. Agradeço imensamente a oportunidade”.
  
“Com a pandemia começando a ser controlada, estamos aos poucos, e com muito cuidado, implementando os projetos que planejamos para o Centro Cultural Oscar Niemeyer”, ressalta Fabrício Amaral, presidente da Goiás Turismo, que administra o espaço. Fabrício destaca que “o projeto Visita Estudantil Mediada no Oscar está colocando os espaços públicos a serviço do cidadão, como quer o governador Ronaldo Caiado”. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.