14/04/2022 às 19h22min - Atualizada em 14/04/2022 às 19h22min

Ex-Cantor gospel, Jotta A relata preconceito ao se assumir mulher trans: "voltei pra casa chorando"

https://extra.globo.com/

Ex-cantor gospel revelada por Raul Gil, Jotta A usou as redes sociais para relatar que sofre preconceito por se assumir mulher trans.

"Me lembro da primeira vez que sai na rua usando um vestido e voltei pra casa chorando… Eu nunca havia experienciado o assédio masculino antes; desde assobios até insultos.

Também me lembro de reduzir o meu ciclo de amizades após ser objetificada de maneira não intencional por alguns amigos que me perguntavam quando iriam começar a crescer os meus seios ou se eu queria ter uma vagina. Assuntos sensacionalistas nos acompanham; da matéria em um portal de notícias até nas resenhas entre colegas.

A verdade é que não existe 'local de fala' em uma sociedade onde todo mundo acha que tem o direito de opinar sobre você", desabafou ela.

Apesar do preconceito que enfrenta, cantora, de 24 anos, disse que aprendeu a se aceitar.

"Pude me olhar no espelho, provar as roupas que eu gosto, me maquiar de maneira desacelerada. Me apeguei à mim mesma e nunca mais soltei. O que importa é que eu me permiti existir e ser, aceitei os desafios e venci o medo de ser feliz".

Jotta A Foto: Reprodução - Instagram

Jotta A no programa de Raul Gil. Ao lado, cantora posa após assumir transgênero Foto: Reproução e Reprodução / Instragam

Ela conta que foi ao cartório solicitar a retificação do seu nome de registro.

"Essa sou eu, indo ao cartório fazer a primeira solicitação de retificação do meu nome de registro.

O processo é um pouco demorado, devido aos detalhes e protocolos. E na minha condição, que nasci em Guarajá-Mirim, em Rondônia, fica ainda mais difícil (na perspectiva de quem mora no sudeste do país)", começa ela, na carta aberta dedicada aos fãs.

Jotta diz que demorou um tempo para escolher o nome, fez rascunhos e usou até outros sugeridos por amigos. “Cheguei à conclusão de que deveria manter ‘Jotta’ .

Mas, além de ser uma maneira de estar atrelada à minha história, acredito que seria difícil readaptar meus sobrinhos pequenos a deixarem de me chamar de tia Jotta (essa é a maneira carinhosa que eles me chamam já há alguns meses)”, conta ela, em sua página, em que já há o pronome "she" (ela, em inglês).


Jotta A assume ser mulher trans Foto: Reprodução - Instagram

Jotta diz ainda que, posteriormente, irá dividir o segundo nome com os fãs. Ela reitera que, apesar de não ser fácil, está feliz por está vivendo esse processo:

"Recomeçar não é fácil, mas estou feliz por estar vivenciando todo esse processo. Feliz em ter tantas pessoas que me apoiam e acreditam em mim nessa nova etapa."

Jotta ficou conhecida ao vencer a competição de calouros do "Programa Raul Gil". Posteriormente, ela assinou com uma gravadora gospel e lançou alguns álbuns no segmento. Em 2014, o disco "Geração Jesus", do ano anterior, foi indicado ao Grammy Latino.

Em 2020, a artista havia assumido a homossexualidade. Ela também deixou o segmento gospel, mas não a carreira musical.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.