16/04/2022 às 10h02min - Atualizada em 16/04/2022 às 10h02min

Governo do Estado inicia obras emergenciais no Palácio Conde dos Arcos, na cidade de Goiás

Contrato para a realização das melhorias foi assinado e trabalhos devem começar na próxima semana

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), liberou mais de R$ 265 mil para a reforma emergencial do Museu Palácio Conde dos Arcos.

 unidade, localizada na cidade de Goiás, sofreu um abalo estrutural que afetou colunas e paredes, principalmente dos aposentos da ala residencial.


O contrato com a empresa que irá executar as obras e serviços de engenharia foi assinado e publicado no suplemento do Diário Oficial de terça-feira (12/04). O documento foi feito através de um procedimento aquisitivo, seguindo as normas da Lei nº 8.666/93 e Lei nº 17.928/12. Os trabalhos devem começar na próxima semana.

Após a realização da obra emergencial, o Palácio-Museu passará por uma restauração completa. A Secult já liberou R$ 6 milhões para a revitalização do edifício e o processo licitatório já foi iniciado.

História

Sede do Governo de Goiás por mais de 180 anos, o Palácio Conde dos Arcos é parte essencial da história do Estado. Ele começou a ser construído em 1751, em estilo barroco, para ser a residência do primeiro governador da capitania de Goiás, Dom Marcos de Noronha (conhecido como Conde dos Arcos).

No entanto, com a mudança da capital para Goiânia, em 1937, o prédio passou a abrigar a prefeitura da cidade. Mas em 1961, no governo de Mauro Borges Teixeira, o local foi transformado em monumento histórico e residência de inverno dos governadores.
 

Projeto Fé, Religiosidade e Devoção
Em 2022, o Governo de Goiás irá investir 33 milhões na revitalização, musealização e restauro de cinco unidades culturais e nove igrejas. O objetivo é manter, preservar e promover a cultura goiana.

As unidades que serão restauradas são: Museu Palácio Conde dos Arcos, Centro Cultural Marietta Telles, Museu Ferroviário de Pires do Rio, Museu Zoroastro Artiaga e Teatro Goiânia.

As igrejas contempladas no projeto são: Nosso Senhor do Bonfim (Pirenópolis), Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (Jaraguá), Igreja de São José (Mossâmedes), Igreja de São João Batista (Arraial de Ferreiro - Goiás), Igreja de Santa Bárbara (Goiás) , Igreja de Nossa Senhora Aparecida ( Povoado das Areias - Goiás), Igreja Nossa Senhora do Rosário (Luziânia), Igreja Nossa Senhora Aparecida (Aparecida de Goiânia) e Igreja Nosso Senhor do Bonfim (Silvânia). 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.