18/04/2022 às 09h59min - Atualizada em 18/04/2022 às 09h59min

Prefeitura de Goiânia realiza 5ª Conferência Municipal de Saúde Mental nos dias 18, 19 e 20 de abril

Debate é sempre pautado por princípios com universalização, equidade e integralidade

Encontro, que acontece no auditório da área V da PUC, vai definir propostas e apontamentos para encontros regionais, estaduais e nacionais sobre o tema. "Debate é sempre pautado por princípios com universalização, equidade e integralidade", diz secretário de Saúde, Durval Pedroso

Instrumento de mobilização, reflexão e debate para análise, avaliação e formulação de políticas públicas para a área da saúde mental, a Conferência Municipal finaliza as discussões das Pré-Conferências realizadas em 2021, elege propostas e delegados para a etapa regional que contribuirá com a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental

Em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, a Prefeitura de Goiânia realiza a 5ª Conferência Municipal de Saúde Mental nos dias 18, 19 e 20 de abril, sempre das 13 às 17 horas. O evento acontece no auditório da área V da PUC, localizado na Avenida Fued José Sebba, nº1184, Jardim Goiás.

Será o desfecho de discussões iniciadas em oito pré-conferências que aconteceram em 2021. Serão votadas propostas para as etapas regional e estadual que, por sua vez, contribuirão com as diretrizes que nortearão a Conferência Nacional. A realização deste evento atende a orientações dos Conselhos Nacional e Estadual de Saúde (CNS e CES).

"É um momento em que debatemos saúde mental e tiramos os principais pontos para as políticas públicas voltadas aos pacientes do SUS. O debate é sempre pautado por princípios com universalização, equidade e integralidade", diz o secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso.

A diretora de Atenção Primária e Promoção à Saúde, Acácia Spirandelli, explica que a política de Saúde Mental proposta pelo SUS é organizada em uma rede. " É a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e os serviços são preconizados para oferecer aos usuários do SUS um cuidado em liberdade, é isso que Goiânia pratica e é isso que precisamos garantir com as Conferências", diz Acácia. 

"A defesa do SUS exige ação política consistente e articulada para impedir o desmonte dos serviços preconizados, por meio da ampliação da representação dos sujeitos participantes, bem como melhorar a organização e a qualificação da participação de todos os segmentos da sociedade nas instâncias de deliberação da saúde", destaca a presidente do CMS, Celidalva Bittencourt.


Propostas a serem votadas na  5ª CMSM 
Eixo I - Cuidado em Liberdade como Garantia de Direito à Cidadania;
Eixo II - Gestão,Financiamento, Formação e Participação Social na Garantia de Serviços de Saúde Mental; 
Eixo III- Política de Saúde Mental e os Princípios do SUS:Universalidade, Integralidade e Equidade; 
Eixo IV - Impactos na Saúde Mental da População e os Desafios para o Cuidado Psicossocial durante e Pós-Pandemia.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.